MENU
Menu Principal

Saiba mais sobre grupos de pesquisa e os motivos para participar


às 12h14
Compartilhe:

Se você está na faculdade certamente já ouviu falar em grupos de pesquisa, se ainda não sabe muito bem como funciona e os benefícios de participar de um, fique atento a esse texto. Os grupos de pesquisas são encontros formados por graduandos e líderes responsáveis pela mediação para fomentar a pesquisa científica e tecnologia das faculdades.

A entrada num grupo de pesquisas costuma ocorrer pelo contato direto com os professores, que podem comunicar a existência desses espaços que tenham relação com aquilo que você almeja estudar. Além disso, também existe a possibilidade de você criar um grupo de pesquisa, caso já tenha algum estudo em andamento, desde que seja acordado com o mediador.

Os grupos são regulamentados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que deve atender e fornecer o suporte necessário. Para que o seu grupo de pesquisa continue ativo, conforme as exigências do CNPq, é necessário seguir com algumas exigências, como por exemplo, nos últimos três anos fazer três apresentações em eventos, ou um artigo publicado em revista indexada ou periódico especializado.

E por que participar?

-Desenvolver visão crítica – ao participar de um grupo de pesquisa, você terá acesso a diferentes estudos e leituras que vão ajudá-lo a adquirir um olhar diferenciado. Além disso, a troca de informações junto ao professor e os colegas participantes também vai possibilitar o contato com diferentes pontos de vista;

– Preparação para o TCC – o tema a ser trabalhado no TCC costuma ser dor de cabeça para os estudantes, mas se você optou por ingressar em um grupo de pesquisa, essa decisão pode ser mais tranquila. Você pode aproveitar materiais utilizados como base de estudo do grupo, além das questões levantadas durante os debates;

– Networking – o contato com o professor orientador e com os colegas de outros cursos e períodos também pode ser uma excelente forma de construir suas relações profissionais.

Compartilhe: