Saiba mais sobre os procedimentos de trancamento de curso

Ao longo do curso de graduação podem ocorrer situações como trancamento de matrícula, uma decisão importante e que pode ser estratégica na construção da sua carreira. Para que você possa saber mais sobre esses dois procedimentos, trouxemos algumas informações que podem ser úteis.

O trancamento surge como uma opção para quem, por inúmeros motivos, decide dar um tempo nos estudos. Neste caso, o estudante interrompe formalmente o curso, seguindo os protocolos da instituição, com a intenção de retomar de onde parou.

Como funciona o trancamento de curso?

– Para trancar o curso, o aluno precisa solicitar através do e-mail daaf@fslf.edu.br oficializando a sua solicitação informando nome completo, Matrícula, curso que está cursando e o motivo do trancamento. Nossa equipe entrará em contato com o aluno para confirmar dados e também para entender melhor sobre a motivação. Para essa opção o prazo é até o dia 07 de novembro.

Quais são as regras que o estudante deve seguir para pedir o trancamento, tanto da disciplina quanto do curso?

– Trancamento de disciplina: Seguir a data informada no calendário acadêmico, abrir processo dentro do prazo.

– Trancamento de matrícula: Estar com status de matriculado no sistema (não pode estar com status de abandonado nem cancelado).

Se o aluno tiver algum saldo a pagar, ele pode ser negociado?

– No momento do trancamento são dadas as opções de pagamento do débito do aluno, caso o aluno tenha débito de um semestre anterior, ele pode negociar através da política de negociação (parcelamento em cartão de crédito, isenção de juros ou pagamento em boletos) e nos casos do débito no semestre atual, o aluno só pode pagar seguindo as formas de pagamento das mensalidades atuais (pagamento em 1x no crédito ou boleto com vencimento próximo do valor total da dívida)

Uma vez trancada, qual o prazo para retomar a disciplina ou curso?

– A disciplina trancada não poderá ser cursada mais no mesmo semestre, apenas no semestre seguinte. A matrícula poderá ficar trancada por 2 anos, após este período, se não for informada a intenção de reabrir, a IES poderá cancelar a matrícula.

E como é o processo de reabertura?

– Para reabrir a matrícula, a partir do semestre letivo seguinte ao trancamento, o aluno poderá inscrever-se no site para REABERTURA de matrícula e então o DAAF irá entrar em contato para finalizar o procedimento.