Saiba o que é a monitoria acadêmica e os seus benefícios

Woman designer creative idea website designer Draw outline and develop applications on smartphone.

Se você é estudante universitário já deve ter ouvido falar na monitoria acadêmica, mas você sabe o que significa e como funciona? Alunos de cursos superiores podem desenvolver atividades de ensino, aproximando-se da prática da docência, as chamadas monitoria. A atividade funciona como um sistema de apoio a outros estudantes, é supervisionada e acompanhada por um professor responsável.

Agora que você já sabe o que é, fica a dica para o próximo semestre, se você tem facilidade em alguma disciplina, pode procurar o docente responsável e se candidatar para ser um monitor acadêmico.

O professor responsável pela disciplina é o mesmo que tomará conta da monitoria, além de auxiliar o estudante. O aluno monitor tem a oportunidade de desenvolver habilidades inerentes ao processo de ensino e à docência, além de aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes monitorados.

O aluno que passar por essa experiência na graduação, além de ter uma experiência do que é a docência, também pode exercer a cooperação, passando seu conhecimento para os colegas que fazem a mesma faculdade.

Cada instituição possui uma seleção diferente para ocupação do cargo, mas, em geral, é feita uma prova para que os interessados mostrem seu real conhecimento sobre a disciplina, além de preencher alguns requisitos. Na FSLF, é lançado um edital contendo datas e todas as informações necessárias, portanto, fique sempre atento aos nossos canais de comunicação.