Saiba o que é um portfólio e dicas para começar o seu

Até alguns anos atrás, quando se falava em portfólio se imaginava que era uma ferramenta essencial para o trabalho de designers, modelos ou fotógrafos, mas com o passar dos anos cada vez mais profissionais perceberam a importância dessa maneira de apresentar o trabalho.

Ter um portfólio é ter um elemento visual de apresentação de seus trabalhos. A ferramenta é uma coleção dos melhores trabalhos de um profissional, essas amostras de serviços ou produtos, projetos profissionais e outras conquistas, servem para exibir as habilidades e o estilo de trabalho da pessoa.

Pensando em ajudar você na montagem do seu portfólio, separamos algumas dicas do que é preciso incluir nesta ferramenta de apresentação:

1 – Apresentação – uma seção falando sobre você pode ser um diferencial em um portfólio digital. É o momento de resumidamente contar quem você é, sua trajetória profissional e quais suas habilidades mais relevantes. Nesse item você também pode colocar um pouco da sua personalidade.

2 – Inclua links – é recomendado que você disponibilize em seu portfólio links para redes sociais e outros sites. Coloque aqueles que possuir e que sejam relevantes para o objetivo que você deseja conquistar.

3 – Dados pessoais – independente do tipo (físico ou digital) deve conter dados básicos de quem você é e como te encontrar. Sendo assim, informações como nome completo, telefone e e-mail são indispensáveis.

4 – Amostras de trabalho – esse é o ponto mais importante do seu portfólio. O primeiro passo é pensar nos seus melhores projetos, aqueles que te dão mais orgulho. Você não precisa incluir todos, somente aqueles que você considera de maior sucesso e que estejam relacionados com o tipo de trabalho que você vai desenvolver.