MENU
Menu Principal

Segunda graduação ou pós-graduação? Escolha a melhor opção para sua carreira


às 18h58
Compartilhe:

Uma dúvida que aflige diversos profissionais é a de fazer uma segunda graduação ou pós-graduação. Muitos deles desejam continuar sua capacitação e se tornar mais competitivos, pois o mercado de trabalho se mostra tão exigente que, para construir uma carreira, não é mais suficiente ter apenas uma formação.

Dessa forma, muitas pessoas buscam continuar os estudos, mas acabam se deparando com essa indecisão. Cada uma dessas opções tem suas vantagens e desvantagens. Para ajudar a escolher entre pós-graduação ou segunda graduação, trouxemos algumas informações que podem ser úteis para você, confira:

Vantagens da pós-graduação

Uma segunda graduação não traz tantas chances de aumento de salário a quem já está atuando no mercado. A pós-graduação, por outro lado, tem mais garantia dessa melhora, pois as empresas e instituições consideram que tal formação proporciona um conhecimento mais aprofundado.

Com a pós-graduação, tem a chance de se tornar um especialista em algum assunto, o que é um grande diferencial no mercado de trabalho. Você pode escolher um nicho da sua área que o interessa e se especializar, aumentando sua valorização e suas possibilidades de atuar com isso.

A pós-graduação enriquece o currículo e ainda gera oportunidades para estabelecer um networking muito positivo. Como pessoas de diferentes áreas podem fazer o mesmo curso, diversos conhecimentos passam a interagir e, talvez, surjam até novas ideias e perspectivas para sua carreira.

É importante lembrar também que a pós-graduação pode ser feita por quem deseja se tornar docente. Então, se a intenção é fazer pesquisas e lecionar em alguma instituição de ensino, de nível médio ou superior, mas não tem nenhum título de licenciatura, pode aproveitar um mestrado para dar início à carreira acadêmica.

Desvantagens da pós-graduação

Assim como uma graduação, essa modalidade exige certas despesas. Mesmo em instituições públicas de ensino, outros tipos de gastos estarão envolvidos. Como será preciso dedicar boa parte do seu tempo aos estudos, é necessário avaliar como conciliar o trabalho, as finanças e a sua formação.

Você terá de definir prioridades e, algumas vezes, abrir mão de certas coisas para poder se dedicar. É importante ver o que compensa no momento e verificar o quanto esse tipo de curso é relevante no seu campo. Às vezes, a pós-graduação sem experiência de trabalho acaba não contribuindo tanto.

Vantagens da segunda graduação

Com uma segunda graduação, você tem o preparo adequado para ingressar em uma nova área do mercado e, muitas vezes, dar início a uma carreira totalmente diferente da anterior. É comum os profissionais ou estudantes descobrirem que não se identificam mais com o seu ramo depois de algum tempo.

Nesses casos, principalmente quando se deseja uma mudança completa, é importante ir em busca de novos conhecimentos e capacitações, algo que essa modalidade de curso pode trazer.

Se já concluiu a primeira formação, inclusive, pode ser até que consiga eliminar algumas matérias da nova graduação. Mas isso vai depender dos critérios da instituição de ensino escolhida e da proximidade entre os campos de saber. 

Desvantagens da segunda graduação

Esse curso também demanda muito tempo, investimento financeiro e dedicação, assim como explicado no caso da pós-graduação. É preciso lembrar ainda que o período de duração costuma ser maior, e você não contará com o título de especialista.

Além disso, fazer uma segunda graduação em um curso muito similar ao seu pode ser pouco relevante. Tal modalidade atende melhor a quem deseja realmente trocar de área, mas é necessário avaliar se é uma opção que compensa para o seu caso.

Critérios a serem levados em consideração

Objetivos profissionais: no momento, você deseja consolidar seus conhecimentos na área em que já atua ou gostaria de mudar de ares? Ter isso em mente já ajuda bastante logo de início.

Disponibilidade de tempo: apesar de essas alternativas demandarem tempo, esse é um aspecto que não pode ficar de fora. Se o seu objetivo não requer tanta urgência assim, o prazo maior de uma segunda graduação, por exemplo, não será um empecilho. Além disso, já existem opções de excelência na modalidade a distância, o que proporciona flexibilidade à sua rotina.

Mercado de trabalho: muitas vezes o mercado exige que o profissional se reinvente, essa é uma das grandes causas das dúvidas entre pós-graduação ou segunda graduação. Então, se o mercado da sua área estiver com poucas oportunidades profissionais, talvez buscar um novo rumo seja o melhor caminho

Satisfação profissional: entender, de fato, como você está em relação à sua carreira é o que o conecta ainda mais com uma escolha eficiente e acertada. Se nota certo incômodo com o que realiza no dia a dia, vá a fundo e investigue os motivos.

Relevância da instituição: levar em consideração a instituição na qual realizará. Isso porque uma faculdade de qualidade pode, realmente, oferecer os meios necessários para o desenvolvimento das potencialidades do profissional em formação.

Mas e você? Já decidiu se quer fazer uma segunda graduação ou uma pós? Aqui na Faculdade São Luís de França nós temos as duas opções. Entre no nosso site e escolha a sua. 

Compartilhe: