MENU
Menu Principal

Setembro Vermelho: veja algumas dicas para se prevenir das doenças cardiovasculares


às 18h12
Compartilhe:

O mês de setembro também é marcado pela cor vermelha, em alusão a Campanha Setembro Vermelho que tem o objetivo de conscientizar a população em relação à saúde do coração. Essa iniciativa se deve pela grande incidência das doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de mortes no Brasil, 30% do total de óbitos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) .

Como a Campanha visa conscientizar sobre a prevenção dessas doenças, trouxemos algumas dicas que vão ajudar para uma vida mais saudável e que vão contribuir com a saúde do coração. Apesar de algumas sofrerem influência genética, a maioria das doenças cardiovasculares pode ser evitada, inclusive as de histórico familiar. O segredo é adquirir hábitos de vida e alimentares mais saudáveis!

1 – Cuide da alimentação – manter uma alimentação equilibrada é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças cardiovasculares. O consumo de alimentos ricos em gordura ajudam a formar placas que resultam na obstrução das artérias e no comprometimento do fluxo sanguíneo. O excesso de sal também é vilão, contribuindo para elevar a pressão arterial, fazendo com que o coração bata com mais força para conseguir manter o sangue circulando pelo corpo. O mais indicado é evitar produtos industrializados e fast foods.

2 – Mantenha o peso sob controle – consequência da má alimentação e da falta de atividades físicas, estar acima do peso contribui para o desencadeamento de diversas doenças cardiovasculares, por exemplo, hipertensão e colesterol alto.

3 – Pratique atividade física – as atividades físicas são uma forma de prevenir não apenas as doenças cardiovasculares, mas diversas outras, além de promover mais qualidade de vida, com resultados positivos para o corpo e para a mente. E não é preciso virar um atleta, 30 minutos de caminhada por dia já vão fazer a diferença!

4 – Procure evitar o estresse – essa pode ser a mais difícil de se cumprir, mas é preciso diminuir o ritmo. É importante saber que o estresse provoca uma série de alterações no organismo que podem contribuir para o surgimento de diversas patologias, por isso, precisa ser controlado. Entre as consequências que têm ligação direta com as doenças cardiovasculares está o aumento da pressão arterial.

5 – Faça acompanhamento médico – não abra mão de fazer um acompanhamento período da sua saúde. Testes sanguíneos para verificar taxas de colesterol, nível de glicose, de triglicérides e de vitaminas, são apenas alguns exemplos de exames laboratoriais que o médico pode solicitar. Além desses, o teste ergométrico, ou de esforço, avalia o sistema cardiovascular e traz um panorama completo da saúde do coração.

Compartilhe: