MENU
Menu Principal

Síndrome de Burnout: conceito, sintomas e tratamento


às 13h14
Compartilhe:

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por desgastantes no ambiente de trabalho.

O distúrbio foi mencionado na literatura médica pela primeira vez em 1974, pelo psicólogo norte-americano Freudenberger que descreveu os sintomas que ele e seus colegas estavam enfrentando. Atualmente o transtorno é facilmente encontrado na Classificação Estatística e Internacional de Doença e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), mais precisamente no grupo 5.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:

·         Cansaço excessivo, físico e mental

·         Dor de cabeça freqüente

·         Alterações no apetite

·         Insônia

·         Dificuldades de concentração

·         Sentimentos de fracasso e insegurança

·         Negatividade constante

·         Sentimentos de derrota e desesperança

·         Sentimentos de incompetência

·         Alterações repentinas de humor

·         Isolamento

·         Fadiga

·         Pressão alta

·         Dores musculares

·         Problemas gastrointestinais

·         Alteração nos batimentos cardíacos

O estresse e a depressão são condições similares à Síndrome de Burnout, mas vale se atentar às suas diferenças sutis. O estresse é ocasionado como uma reação física e psicológica a tudo o que a pessoa sente, tal como cobranças e pressão excessiva. Também ocorre quando uma pessoa está sobrecarregada, mas se limita ao momento de estresse, que tende a amenizar com distrações ou relaxamento. Diferentemente da síndrome que é uma condição que se estende por muito mais tempo e sem trégua para distrações ou relaxamento. Já a depressão tem a infelicidade e sentimentos de culpa relacionados à vida como um todo, e não apenas a uma pequena parte dela como o trabalho.

Na dúvida, procure ajuda profissional. O diagnóstico só poderá ser feito mediante atendimento psicológico e o tratamento é realizado geralmente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos).

A Faculdade São Luís de França oferece os serviços Centro de Apoio Pedagógico Psicossocial (CAPS). Com a colaboração de profissionais habilitados, o centro de apoio atende alunos, docentes e também o público externo com acompanhamento e orientação. Para entrar em contato envie um email para o endereço cap@fslf.edu.br.

Compartilhe: