Tecnologia e aprendizagem: confira os melhores aplicativos voltados para a educação

Utilizamos aplicativos a maior parte do tempo, eles já fazem parte das nossas vidas e alguns acabam sendo indispensáveis para diversas atividades, seja para conversar com familiares, trabalhar, organizar a rotina, organizar os estudos e entre outras tarefas do dia a dia.

Os aplicativos criados com a finalidade de melhorar os estudos contribuíram bastante com a vida dos alunos, pois têm o potencial de tornar as aulas mais atrativas e de melhor absorção. Por isso, para ajudá-los nessa área da vida vamos falar mais sobre alguns dos melhores aplicativos para educação, seja para os professores quanto para os alunos. Acompanhe a seguir:

1. Tayasui Sketches School

Esse aplicativo é destinado a atividades voltadas ao desenho que estimulam os alunos a terem um olhar mais atento ao mundo à sua volta e às correlações entre as coisas. Esse tipo de ação estimula sua capacidade de entender conceitos abstratos, além de desenvolver a criatividade, que é uma das habilidades mais importantes para a preparação dos jovens para os desafios do século 21. Ele possui recursos versáteis e realistas que permitem o trabalho com técnicas envolvendo pintura, desenho e ilustrações e conceitos como simetria, cor, textura, noções espaciais, entre outros.

2. Numbers

Serve para trabalhar e potencializar a compreensão sobre cálculo, noções de estatística e demonstrar como números também contam histórias, o app Numbers pode ser um aliado, pois permite que os alunos, com poucos toques, traduzam números em elementos visuais, criem planilhas criativas e apliquem, na prática, conceitos trabalhados em sala de aula, otimizando seu aprendizado.

3. Pages

Esse aplicativo tem as funcionalidades de um processador de texto. Seus recursos intuitivos permitem que os estudantes criem trabalhos, relatórios, projetos, publicações e diversos outros conteúdos muito facilmente, sem limitar sua criatividade.

4. Câmera

Ao tirar fotos, o aluno exercita de modo único sua capacidade de observação, sua criatividade e habilidades como a paciência. Com o app Câmera aliado a outros recursos pedagógicos, os estudantes poderão aprender sobre luz e sombra, enquadramento de cena, simetria, entre outras coisas. O aplicativo também permite a captação de vídeos de modo bastante prático.

5. Clips

Este aplicativo está entre os melhores aplicativos para educação voltados a vídeos, pois ele possibilita a captação e o compartilhamento de imagens e vídeos que podem ser editados com efeitos, filtros, legendas, adesivos animados, entre outros recursos divertidos, podendo ser utilizado, por exemplo, para os alunos criarem seus próprios memes a partir de tópicos trabalhados em sala de aula.

6. iMovie

Aplicativos para vídeos são importantes para possibilitar que o estudante expresse seu poder criativo e aprenda, na prática, a aplicar conceitos envolvendo iluminação, ângulos de câmeras e ritmo. Esse é um recurso poderoso para que eles compreendam o que é uma narrativa e aprendam técnicas importantes como a de storytelling(técnica de contar histórias) que permite desenvolver empatia, criar conexões, ajudar o aluno a defender um ponto de vista, a construir argumentos, a criar hipóteses.

7. GarageBand

A música é um elemento fundamental para a construção social e cultural dos cidadãos, que favorece o desenvolvimento do raciocínio (sobretudo aquele relativo a questões reflexivas, mas também em outras áreas, como a matemática) e que ajuda no desenvolvimento de habilidades de expressão, improvisação, entre outras.Com este app, poderão ser trabalhadas de modo envolvente tarefas sobre versos, metáforas, rimas, interpretação de texto e outras.

8. CodeSpark Academy

A tecnologia tem uma linguagem: o código. E aprender a compreender esses códigos e a programá-los deverá ser algo cada vez mais requerido para estudar e trabalhar. Na escola, atividades que envolvem programação auxiliam ainda em outras capacidades, como a resolução de problemas e a colaboração criativa com outras pessoas. O app permite que se realizem diversos tipos de tarefas interativas, incluindo a criação de design de games.