V E S T I B U L A R
MENU
 Menu Principal

Testes vocacionais- Eles ainda ajudam a definir a carreira?


às 19h01
Compartilhe:

Decidir qual o curso a fazer pode ser uma tarefa muito difícil para alguns recém-saídos do ensino médio. Muitos recorrem aos testes vocacionais, pois eles ajudam a dar um certo direcionamento na vida acadêmica do aluno. Com certeza, você já ouviu falar em testes vocacionais. Mas o que são esses testes? Eles possuem eficácia? Confira, essas e outras curiosidades a seguir:

O que são testes vocacionais?

Eles têm como objetivo avaliar a personalidade e as tendências psicológicas do indivíduo para identificar seu perfil profissional e sugerir as áreas de atuação em que esse perfil se encaixa melhor. Ele também vai ajudar a perceber o nível de interesse, personalidade, com base nas habilidades, percepção, raciocínio e memória que a pessoa possui.

Como funciona um teste vocacional?

São realizadas várias entrevistas individuais, como testes de personalidade, de inteligência e de aptidão profissional. É um processo de autoconhecimento que visa auxiliar o estudante a elencar as suas características mais relevantes para essa escolha. 

O profissional vai ajudar o estudante a fazer uma escolha mais assertiva e coerente, pois além do autoconhecimento, pode trazer para esse processo informações valiosas sobre o mercado de trabalho e áreas de atuação que podem fazer toda a diferença na hora de escolher qual carreira seguir.

E quais são os profissionais que ajudam a realizar esses testes?

Os profissionais que aplicam tais testes e auxiliam na escolha assertiva são, em geral, psicólogos que conduzem o indivíduo a uma reflexão, de modo a desenvolver o autoconhecimento, favorecendo assim a escolha ideal de um curso.

O curso selecionado irá garantir sucesso profissional?

É importante saber que o teste vocacional não é garantia de sucesso profissional, pois muitos fatores influenciam em uma carreira bem-sucedida futuramente, tais como o desempenho do formando durante a graduação, as ofertas de emprego na área escolhida, a formação continuada, entre outros fatores que podem causar impacto na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Vale a pena realizar um teste vocacional?

Se você está indeciso em relação ao que cursar, é recomendável fazer um teste vocacional. Pois quem realiza esse teste conta com um direcionamento muito maior, tendo clareza na hora de realizar sua escolha, fazendo de maneira mais consciente e assertiva. 

Um teste vocacional isolado pode não ser tão esclarecedor. Ele deve ser acompanhado de vários outros testes, que direcionam o caminho do autoconhecimento.

O autoconhecimento na hora de escolher a graduação

Conhecer os prós e contras de cada profissão, aceitabilidade no mercado de trabalho, salários e tudo que envolve cada curso é muito importante. No entanto, as pessoas não são boas em apenas uma coisa. Elas possuem habilidades que podem ser exploradas melhor em determinada área, possuímos habilidades específicas em determinada área que não foram devidamente exploradas no âmbito escolar. 

Por isso, é vantajoso realizar um teste vocacional com acompanhamento profissional, pois o estudante vai se permitir descobrir habilidades e competências que talvez nem saiba que possui. 

É importante saber que mesmo com o teste vocacional, a escolha do curso é sua!

Muitos estudantes esperam que o profissional indique qual o curso certo para o estudante realizar. Porém, isto não é tão simples. O profissional vai orientar, indicar caminhos, mas a escolha final é do próprio estudante. Portanto confie no teste vocacional, mas confie mais ainda nas suas escolhas, pois são elas que definirão sua carreira profissional.

Compartilhe: