Tudo o que você precisa saber antes de escolher a carreira

Escolher a profissão é uma etapa que requer extrema atenção e envolvimento, pois pode ser o que definirá a carreira que o estudante vai seguir. É possível passar por esse processo sozinho ou com a ajuda de um psicólogo com o objetivo de ganhar mais confiança para abraçar uma escolha profissional e iniciar a trilha no mercado de trabalho.

Algumas dúvidas e questionamentos fazem parte do processo de escolha, portanto será necessário investir no autoconhecimento e muita pesquisa sobre o mundo do trabalho. Veja a seguir alguns exemplos que pode ajudar a escolher a carreira correta:

1. Estar informado sobre as profissões: é importante conhecer a verdadeira realidade das profissões. Procurar saber o que o profissional faz no dia a dia, qual a sua área de atuação, como está o mercado para a profissão, como é o curso, etc. Quando se está em dúvida entre duas ou mais profissões, conhecendo-as bem fica mais fácil realizar escolher aquela que mais tem a ver com o perfil.

2. Escolha com calma a profissão: essa escolha deve ser muito bem pensada, é uma decisão que precisa ser tomada com calma. Não é interessante deixar para a última hora, no momento de preencher a ficha do vestibular. É preciso também levar em consideração que nada é para sempre e a escolha profissional pode também não ser. Existem muitos casos de pessoas que trabalham anos em uma profissão e posteriormente abandonam tudo para começar uma carreira nova. De qualquer forma, mesmo que essa mudança seja possível no futuro, não vale a pena perder tempo fazendo um curso do qual não se identifica. Por isso, é necessário pensar muito ao escolher sua profissão.

3. Converse com profissionais formados: é fundamental procurar conversar com profissionais formados para conhecer a parte prática. Quando estiver escolhendo a sua profissão, lembre-se que todas têm o seu lado positivo e o seu lado negativo: Enfermagem pode ser uma carreira que salva vidas e cura doenças, mas vai exigir um grande esforço e sacrifício do médico, que tem que estudar durante vários anos e muitas vezes precisa deixar a sua casa e família para atender emergências. A escolha da profissão certa depende muito do estilo de vida que se quer levar.

4. Analise seus gostos e preferências profissionais: fazer perguntas a si mesmo ajuda a definir gostos e preferências. Responda às seguintes questões:

Qual é sua matéria favorita na escola?

Qual é o seu hobby?

Você prefere atividades dentro ou fora de casa?

Você gosta de lidar com vários tipos de pessoas ou prefere trabalhar individualmente?

Após responder essas perguntas, busque profissões relacionadas a elas, as chances de dar certo e se sentir realizado são maiores.