Vai começar seu TCC? Confira algumas dicas para definir seu tema.

Final da graduação se aproximando e começam as dúvidas sobre qual tema escolher para o trabalho de conclusão de curso (TCC). Às vezes a indecisão é tanta que o aluno acaba deixando para definir o assunto que irá definir já no limite do tempo, podendo prejudicar abordagem e até o desenvolvimento da pesquisa. Pensando nisso, resolvemos selecionar cinco dicas para auxiliar na hora de escolher o tema do seu TCC.

Fique atento!

– Afinidade com o tema que irá estudar – isso mesmo, pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que se vamos passar meses estudando um assunto de forma aprofundada, devemos ter interesse e gostar do que será pesquisado. Por isso, considere a proposta do seu curso, mas procure pensar em assuntos que despertam o seu interesse. Não escolha um tema qualquer, pois você corre o risco de perder a motivação em concluí-lo.

– Bibliografia – para desenvolver um bom trabalho de pesquisa, ter à disposição uma boa bibliografia é primordial, por isso, antes de definir seu tema e iniciar o TCC faça uma pesquisa rápida de como é a bibliografia relacionada ao tema que você deseja estudar se você terá boas fontes de consulta.

– Relevância – o ideal é que o tema escolhido seja algo que desperte curiosidade, interesse no leitor, e claro, que seja relevante para área. Muitas vezes o estudante quer inovar, abordando algo que jamais tenha sido estudado, o que é muito difícil, mas é sempre possível discutir um novo ponto de vista, e encontrar algo relevante não só para área, mas para a sociedade também.

– Tempo – o tempo que você terá para pesquisa terá influência sobre a escolha do seu tema, isso mesmo. A depender do seu prazo de entrega será preciso de um assunto mais acessível.

– Delimite o tema – pronto, tema escolhido, agora procure ser específico, estabeleça limites e tenha foco no assunto que irá discutir no seu trabalho. Pegue o tema que deseja estudar e faça um ‘recorte’, dê ênfase dentro de um assunto mais amplo. Para delimitar o tema faça as seguintes perguntas: Quando? Como? Onde? Quem Por que?