MENU
Menu Principal

Vai cursar pedagogia? Veja algumas informações úteis


às 17h23
Compartilhe:

Se você pensa em atuar na área da educação infantil, seja dando aula ou na coordenação, o caminho é o curso de pedagogia. O mercado de trabalho está aquecido para o pedagogo, a demanda alta permite com que os estudantes consigam estágios na área de forma rápida, um dos motivos que explica a alta busca pelo curso.

Para explicar um pouco mais sobre o curso e a carreira de pedagogo, separamos algumas informações úteis para quem está pensando em seguir nessa profissão.

1 – Onde pode atuar?

O pedagogo é apto à docência na educação infantil e ensino fundamental I, além de ser habilitado à gestão e supervisão escolar. Mas o profissional pode atuar fora das escolas, a pedagogia também está em hospitais, no terceiro setor e até em empresas, com execução de treinamentos e projetos que envolvem recursos humanos.

2 – O curso é uma licenciatura

A titulação (título que vem escrito no diploma do aluno) do curso de Pedagogia e licenciatura. Esse tipo de graduação é direcionado para a formação de professores.

3 – Perfil do aluno

O aluno que pensa em seguir a carreira de pedagogo, em primeiro lugar deve gostar de lidar com gente. Deve gostar de aprender e ensinar, além de boa comunicação e empatia. Vale lembrar que o ato de ensinar vai além de ministrar aulas, ele passa também pelo lugar de escuta. O pedagogo precisa ter empatia para ouvir e compreender as necessidades dos alunos.

4 – Dificuldades

Grande parte dos alunos de pedagogia já trabalham, por isso, uma das dificuldades é conseguir tempo para conciliar com o estágio, que é obrigatório. A remuneração de início de carreira também é outra dificuldade, mas se o estudante tiver foco e planejar sua carreira, com certeza, seu futuro será promissor. Na área existem várias especializações que podem enriquecer seu currículo e garantir melhores vagas.

5 – Tendência

O pedagogo pode dar aulas 1º ao 5º, ministrando aulas diversas, português, matemática, geografia, por isso, é fundamental que esse profissional seja multiespecialista e saiba transitar pelas mais diversas áreas de conhecimento. Pensando nessa tendência e em melhores colocações no mercado, realizar especializações ou até uma segunda graduação podem ser um ótimo caminho para cumprir essa necessidade.

Compartilhe: