V E S T I B U L A R
MENU
 Menu Principal

Vai fazer concurso público? Aprenda como gabaritar interpretação de texto


às 14h44
Compartilhe:

A interpretação de texto costuma ser algo que os candidatos têm mais dificuldade nas provas e concursos, ela pode fazer parte das questões de português, legislação, matemática e até mesmo em específicas de cada área, fazendo com que a compreensão desses textos represente uma importância maior nas provas de concursos. Por isso, trouxemos algumas dicas para você mandar bem nas questões de interpretação e gabaritá-las, confira!

1. Coloque a leitura em prática todos os dias: não existe forma melhor de ser um bom interpretador de textos do que ser um leitor assíduo. Ao ler com frequência, seu repertório de palavras aumenta e você consegue conectar ideias com maior facilidade, pois sua mente funciona como seus músculos: quanto mais você exercita, maior o seu desempenho.

2. Estude gramática: é importante conhecer as regras gramaticais pois ajuda consideravelmente no processo de compreensão e interpretação de um texto. Saber identificar cada elemento (sujeito, advérbio, objeto e outros) dentro de uma frase, te ajudará a responder muitas perguntas que, a princípio, pareciam complicadas.

3. Sublinhe as ideias que você achar mais importantes: Essa é uma dica de ouro para garantir que você não só prestou atenção em tudo que leu, como também assimilou todas as informações importantes: sublinhe as ideias centrais e palavras e frases que você julgar essenciais para responder às questões. 

4. Leia todo o texto atentamente: mesmo sabendo que o tempo é curto durante a prova, é importante ler o texto com atenção e só passar para o período seguinte, após ter compreendido o anterior. Um dos maiores erros dos concurseiros é ler o texto correndo e, por isso, tirar conclusões precipitadas. 

5. Divida o texto em partes menores: a primeira coisa que deve ser feita é dividi-lo em partes, para entender o esquema lógico de pensamento do autor, uma vez que todo processo de construção de texto é feito seguindo um esquema lógico de pensamento. Assim, destrinchando o texto, fica mais fácil entender o contexto, a ideia central e o que o autor quis dizer.

6. Concentre-se nas opções que podem ser a resposta: ao ler o enunciado das questões e as possíveis respostas, grife palavras e expressões, como: não, exceto, errada, certa, respectivamente e que mais se adequa. Isso vai te ajudar a não se confundir na hora de responder a questão. 

7.Volte ao texto quantas vezes for preciso: volte ao texto original e leia o período anterior e o posterior. Você pode pensar que é perda de tempo, mas isso te ajudará a entender o sentido daquele trecho dentro do contexto geral. 

Compartilhe: