MENU
Menu Principal

Veja algumas dicas de como aproveitar melhor o 13º salário


às 16h14
Compartilhe:

Dinheiro extra sempre vai bem, não é? Melhor ainda quando você sabe como aproveitá-lo com inteligência. Por exemplo, o seu 13º salário pode ser a quantia que estava faltando para organizar as finanças e começar o ano que vem com muito mais tranquilidade.

Quer saber como administrar a grana extra no final do ano?  Confira algumas dicas importantes para usar melhor o seu 13º:

·         Quitar as dívidas

Se estiver inadimplente, ou seja, com contas em atraso, é válido negociar a dívida e pedir desconto para que possa quitar de forma integral. Se isso não for possível, tente quitar uma parte e negociar parcelas que realmente caibam no bolso, com juros menores. Se estiver endividado, ou seja, se você tem muitos parcelamentos no cartão de crédito, é válido ligar para a operadora e tentar um desconto para fazer o pagamento antecipadamente. Assim, você fica mais tranquilo nos meses seguintes.

·         Cobrir as despesas de janeiro

Início do ano é um momento com muitas despesas, por isso, seja sincero consigo mesmo e analise se você vai ficar apertado em janeiro. Se a resposta for sim, guarde o dinheiro para pagar IPTU, IPVA e demais impostos.

·         Use parte do 13º para iniciar sua reserva de emergência

A reserva de emergência é uma ação de segurança financeira que todos nós devemos fazer. Esse dinheiro ajuda você a não acabar negativado caso algum imprevisto aconteça. Para iniciar sua reserva, você pode usar parte do seu salário extra e depois todo mês guardar um pouco mais.

·         Fazer uma doação

Diante do panorama atual, quem recebe o salário em dia está num grupo privilegiado. Você já pensou numa forma de contribuir para a sociedade voltar a crescer? Um bom uso do 13º seria destinar ao menos parte desse valor para uma instituição que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Se cada um faz o pouco que pode, logo todos nós saímos mais fortes desta crise.

Compartilhe: