Veja algumas dicas para dominar na apresentação do TCC

Depois de meses estudando e se dedicando ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) chegou o grande momento, a hora da apresentação. Essa é a parte que tira o sono de muitos estudantes, enfrentar a banca não é tarefa fácil, mas não precisa ser um pesadelo.

Para que ocorra tudo dentro do planejado na sua defesa do TCC, separamos algumas dica que vão te ajudar a dominar a apresentação:

1 – Faça um roteiro – mas atenção, não é para você ler durante a apresentação, é somente para ser um guia na hora da preparação e também pode servir como base para os seus slides. Procure anotar os pontos principais e crie um roteiro claro e eficiente para sua apresentação com introdução, desenvolvimento e conclusão. Defina direitinho o que será necessário destacar durante o tempo de sua fala, que será limitado.

2 – Ensaie – transforme o espelho em plateia e comece a sua apresentação.  Seu trabalho deve ser compreendido e avaliado dentro de um tempo limitado e, por isso, faça quantos ensaios forem necessários. Uma outra dica nesse sentido é tentar se preparar previamente para os comentários e questionamentos dos professores, imagine o que será cobrado e já tenha uma resposta pronta.

3 – Cuidado com a postura –  vista-se de forma discreta, dê preferência a cores neutras e invista no bom e velho formal. Outra coisa que deve ter a sua atenção é a forma de se mover. Tente não gesticular muito e evite andar demais pela sala para não desviar a atenção das pessoas presentes. Mantenha-se o máximo de tempo possível encarando os espectadores e, se o nervosismo for demais, escolha uma única pessoa e foque nela.

4 – Assista outras apresentações –  é importante para observar como se comportam alunos e examinadores e também para prestar atenção ao processo da defesa, incluindo as perguntas que a banca direciona aos examinados.