MENU
Menu Principal

Veja algumas dicas para gerenciar melhor o seu tempo


às 22h42
Compartilhe:

Tem a sensação de que as 24 horas do dia não são suficientes para dar conta das suas demandas? Talvez você precise gerenciar o seu tempo, administrar as tarefas do dia a dia e gerenciar o tempo que você tem disponível para se dedicar a cada uma das atividades é fundamental para que tudo seja feito adequadamente e você ainda consiga cuidar da saúde mental e dar atenção ao autocuidado.

 
Pode parecer uma tarefa complicada, mas separamos algumas dicas que vão auxiliar na hora de gerenciar o seu tempo de forma eficiente. Com algumas dicas simples fica mais fácil adequar sua rotina de estudos, trabalho e também de lazer.

 
1 – Analise sua rotina – o primeiro passo para fazer uma boa gestão de tempo é analisar a sua rotina. É nessa etapa que você pode identificar como estão sendo os seus dias e o que está levando o seu tempo embora sem que você perceba. Tire uma ou duas semanas para analisar como tem sido o seu cotidiano, os períodos em que o dia parece mais corrido e as tarefas que estão demandando mais tempo. Para ajudar, você pode fazer anotações ou utilizar um aplicativo para ter um melhor panorama de como é a sua rotina.


2 – Diminua as distrações –  desligue o celular, saia das redes sociais e separe um tempo do dia para ler os e-mails. Desligue a televisão e peça licença aos familiares para se recolher em um ambiente mais silencioso e afastado.


3 – Resolva as pendências – se vai começar a gerir seu tempo e tem muitas pendências, saiba que é preciso tirá-las da cabeça. Ficar pensando no que está por fazer o tempo todo é uma distração e atrapalha sua produtividade. Considere resolvê-las como uma tarefa. Reserve um horário do dia para dar fim no que incomoda você.

 
4 – Xô procrastinação! – ela é inimiga da gestão de tempo. Se você precisa fazer uma tarefa pequena, faça no momento reservado para isso. Não é porque é algo rápido que pode ser deixado por último.

 
5- Foco – o intuito de manter um planejamento é investir em seu foco. Portanto, nada de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mesmo que as tarefas sejam simples. Sempre termine uma antes de começar a outra.


6 – Faça pausas – não faça nada às pressas, a intenção do planejamento é fugir da correria. Sempre que finalizar uma tarefa, pare, respire e faça uma pausa. Tome um café, faça um lanche, caminhe um pouco ou escute uma música.

Compartilhe: