Veja algumas dicas sobre a produção de artigos científicos

Ter artigos científicos publicados ao longo da sua graduação é muito importante e conta bons pontos no currículo. Mas, mesmo com as vantagens muitos estudantes deixam de lado a produção de artigos, muitas vezes por não saberem como começar e também pela crença de ser algo muito complicado.

Por isso, elaboramos este texto para desmistificar um pouco o tema e para que os alunos possam entender o que é e como acontece a elaboração deste tipo de trabalho acadêmico.

O que é?

Pode ser escrito por um ou mais autores. É uma publicação sintética que apresenta resultados de pesquisas ou estudos em torno de uma ou mais questões, mas apesar de ser algo mais reduzido, um artigo científico precisa de certa profundidade analítica.

Conforme a área de conhecimento ou a natureza da investigação, um artigo científico deve conter objetivos, procedimentos metodológicos, referencial teórico, resultados, etc.

Passos para a produção

1 – Delimite o tema;

2 – Desenhe a estrutura do artigo (introdução, desenvolvimento e conclusão), coloque em uma tabela o que cada parte deve conter;

3 – Atenção à linguagem do texto;

4 – Revise e adeque às normas da ABNT.

Dicas para conseguir aprovação na publicação

1 – Cuidado com o plágio;

2 – Não envie o mesmo artigo ao mesmo tempo para vários lugares;

3 – Fique atento à veracidade dos dados e informações colocados no artigo.