MENU
Menu Principal

Veja alguns métodos de estudos que vão facilitar o seu aprendizado 


às 18h06
Compartilhe:


Você sabia que estudar e aprender de forma eficiente é algo que pode ser feito de múltiplas formas? Isso mesmo, cada pessoa tem um ritmo de estudo ou um método que se encaixe melhor com a sua rotina e até mesmo com a sua maneira de assimilar o conteúdo.

Para que você consiga otimizar melhor os estudos e consiga aprender da melhor forma o conteúdo das disciplinas, separamos alguns métodos que com certeza vão te ajudar a melhorar os desempenho nas provas.

1 – Resumos – essa é uma ferramenta que se pode se adequar em qualquer estudo, para todo o tipo de matéria. E você pode usá-lo de duas maneiras. A primeira, é fazendo o seu enquanto estuda sobre algo. E nessa possibilidade, você pode criar listas ou um novo texto, só que com as suas palavras. A segunda maneira é estudar resumos sobre determinadas matérias, já prontos.

2 – Mnemônica – pelo nome parece ser algo de outro mundo, mas calma! Essa prática é muito conhecida e utilizada por professores. São frases e músicas, geralmente engraçadas, que ajudam a fixar determinado assunto.

3 – Técnica Pomodoro –  esse método consiste em determinar um período de tempo focado em um estudo e um outro para descanso. Geralmente são 25 minutos de estudo para cinco de descanso. Mas cada um pode desenvolver o seu jeito, desde que o tempo para estudar seja maior do que o de relaxamento. Nessa técnica você precisa de foco para voltar aos livros na hora certa!

4 – Intercale matérias – dedicar um dia, uma semana somente a uma disciplina que você tem mais dificuldade pode não ser o melhor caminho. O ideal é que você reveze as matérias que estuda, isso ajuda o seu cérebro a processar determinada informação melhor e ainda você pode praticar a interdisciplinaridade, o que contribuiu para a fixação do conteúdo. 

5 – Mapa Mental – Essa técnica funciona da seguinte forma:você pega uma ideia, coloca no centro de um papel. A partir desse tema, você relaciona outros. Desses novos, você cria mais “caminhos”. Essa fórmula é excelente para relacionar ideias e criar meios de absorver um conteúdo. 

Compartilhe: