V E S T I B U L A R
MENU
 Menu Principal

Veja como construir um planejamento de estudos eficaz


às 17h09
Compartilhe:

Para que as leituras e os exercícios resolvidos sejam eficazes, é importante ter organização e nesse período de pandemia, a falta de organização é algo que muitos estudantes têm se queixado. Passar horas devorando livros e resumos pode não ser a melhor forma de aprender e ter dedicação integral aos estudos não significa que precisa estudar absolutamente todas as matérias todo dia. Para facilitar sua vida acadêmica trouxemos um planejamento que pode te ajudar a se concentrar e organizar sua forma de estudar, confira:

1. Adapte sua rotina: o primeiro passo é analisar sua rotina, pois o cronograma precisa ser adaptado ao seu dia-a-dia: de nada adianta montar um planejamento com base no tempo que você não tem. Por isso, analise sua rotina e pense em quais horários já estão preenchidos.

2. Estabeleça horários para estudar: preencha o cronograma com os horários de cada tarefa, coloque as aulas que você irá assistir na faculdade ou as aulas online. Reserve um tempo assim que acabar as aulas, de cerca de uma hora, para organizar e fixar o conteúdo aprendido.

3. Tenha um ambiente adequado para estudar: nada de ler e fazer resumos a cada dia em um lugar. Deixe o sofá e a cama de lado e defina um local fixo para estudar, onde estarão todos os materiais necessários: livros, apostilas, bloquinhos de anotações, cadernos, resumos anteriores. É essencial que o local de estudos seja ordenado e limpo.

4. Fique atento aos imprevistos: algumas situações podem sair do controle. Os imprevistos acontecem e é preciso estar preparado para eles. Para isso, reserve um tempo em cada dia para compensar as horas que faltaram do dia anterior.

5. Reserve tempo para você: lembre-se que é preciso também respeitar o corpo e o organismo. Não adianta estudar para valer se a mente está esgotada, assim nenhum conteúdo consegue ser fixado. Portanto dê um tempo para você e adicione ao cronograma horários reservados para descanso e também para lazer. Inclua no planejamento atividades físicas, leituras e o que te faz bem.

Compartilhe: