Veja como é a atuação do fisioterapeuta intensivista

O fisioterapeuta é profissional que pode atuar em diversos segmentos e uma das possibilidades é o trabalho dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Devido à atuação do fisioterapeuta na reabilitação dos pacientes, sua presença dentro das UTI’s é de suma importância para lidar com pacientes críticos.

Para o fisioterapeuta que atua dentro da Unidade de Terapia Intensiva, o trabalho em equipe com outros profissionais é fundamental para garantir a assistência ao paciente. O objetivo é diminuir os riscos de adquirir algum problema decorrente do internamento, como o atrofiamento dos músculos, e com isso acelerar a recuperação após a alta. Além disso, o profissional também atua com a fisioterapia respiratória, ajudando a restaurar a capacidade respiratória do paciente.

A fisioterapia intensiva também atua para diminuir o tempo de sedação, melhorar a coordenação motora dos pacientes e até mesmo ajudando a integrar a família aos cuidados diários. Após a pandemia de COVID-19, a atuação do fisioterapeuta intensivista ganhou mais destaque, pois seu trabalho foi fundamental para o sucesso do tratamento e da recuperação dessas pessoas, seja durante a internação quanto no pós-alta hospitalar.

Se você se interessa pelo assunto e quer estar habilitado para trabalhar dentro de uma UTI, é preciso fazer uma especialização na área. Mas o primeiro passo é escolher uma faculdade de qualidade, a Faculdade São Luís de França oferece o curso de fisioterapia, que tem duração de 05 anos. Na instituição o aluno conta com laboratório equipados e equipe de docentes capacitada. Faça sua inscrição no vestibular da Faculdade São Luís de França hoje mesmo!