Veja como os testes vocacionais podem ajudar na hora de definir a escolha da graduação

Terminar o ensino médio e ter que escolher uma graduação ou então mudar os planos e seguir em uma nova graduação, não é tarefa fácil. Mas, uma dica que pode auxiliar nesse momento de indecisão são os testes vocacionais, pois eles ajudam a dar um certo direcionamento na vida acadêmica do aluno.

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre eles, mas sabe como funciona e o que são? Para ajudar nesse momento de dúvidas, trouxemos algumas informações sobre o teste vocacional.

O que são testes vocacionais?

Eles têm como objetivo avaliar a personalidade e as tendências psicológicas do indivíduo para identificar seu perfil profissional e sugerir as áreas de atuação em que esse perfil se encaixa melhor. Ele também vai ajudar a perceber o nível de interesse, personalidade, com base nas habilidades, percepção, raciocínio e memória que a pessoa possui.

Como funciona um teste vocacional?

São realizadas várias entrevistas individuais, como testes de personalidade, de inteligência e de aptidão profissional. É um processo de autoconhecimento que visa auxiliar o estudante a elencar as suas características mais relevantes para essa escolha.

E quais são os profissionais que ajudam a realizar esses testes?

Os profissionais que aplicam tais testes e auxiliam na escolha assertiva são, em geral, psicólogos que conduzem o indivíduo a uma reflexão, de modo a desenvolver o autoconhecimento.

Mesmo com o teste vocacional, a escolha do curso é sua!

Muitos estudantes esperam que o profissional indique qual o curso certo para o estudante realizar. Porém, isto não é tão simples. O profissional vai orientar, indicar caminhos, mas a escolha final é do próprio estudante.

Vale a pena fazer o teste ?

Se você está indeciso em relação ao que cursar, é recomendável fazer um teste vocacional. Pois quem realiza esse teste conta com um direcionamento muito maior, tendo clareza na hora de realizar sua escolha, fazendo de maneira mais consciente e assertiva. Não faça ele de forma isolada, ele deve ser acompanhado de vários outros testes, que direcionam o caminho do autoconhecimento.

O autoconhecimento

Conhecer os prós e contras de cada profissão, aceitabilidade no mercado de trabalho, salários e tudo que envolve cada curso é muito importante. No entanto, as pessoas não são boas em apenas uma coisa. Elas possuem habilidades que podem ser exploradas melhor em determinada área, possuímos habilidades específicas em determinada área que não foram devidamente exploradas no âmbito escolar.