Veja como se preparar para o início do semestre da faculdade

Female student doing homework, view from above

O início do semestre pode ser um verdadeiro turbilhão de emoções, tanto para os estudantes que acabaram de entrar em uma faculdade, quanto para aqueles veteranos que precisam pegar o ritmo de volta ao chegar das férias.

Pensando nisso, separamos algumas dicas úteis que podem ajudar a se preparar para o início do semestre na faculdade sem muito estresse. Confira:

1. Retome a rotina de atividades antes das aulas começarem

Se você estava de férias é importante começar a acostumar seu organismo à nova rotina. Mesmo para aqueles estudantes que só tiraram férias da faculdade, mas continuaram trabalhando, o ritmo de estudos pode mudar completamente sua rotina e por isso é importante estar pronto.

Volte a regularizar o seu horário de dormir, separar os períodos de estudo e diminuir a intensidade dos eventos sociais. Tudo isso vai ajudar você a estar pronto para encarar aquela segunda-feira de início do semestre que tanta gente teme.

2. Consulte o calendário acadêmico antes da volta às aulas

Verificar todas as datas importantes do semestre é o primeiro passo para garantir uma volta às aulas tranquila. Ao consultar o calendário acadêmico, você terá uma visão geral de todo o período e vai poder organizar melhor a sua rotina e as suas folgas.

3. Trace metas para o semestre e estabeleça uma rotina de estudos

Você sabe quais são suas metas para os próximos meses? Colocar no papel as suas metas semestrais pode lhe ajudar a encontrar um caminho mais fácil e eficiente para alcançá-las, afinal, você estará mais motivado ao ter elas sempre na sua frente.

Ter uma rotina estabelecida é o segredo para se dar bem. Ao definir dias e horários de estudo e seguir essa rotina, estudar vai se tornar um hábito e você não vai perder prazos importantes.

4. Prepare o seu local de estudos antes da volta às aulas

Mesmo com a flexibilidade oferecida pela EAD, é essencial ter um local de estudos fixo na volta às aulas. Isso vai ajudar a manter a sua rotina e a mostrar a seus familiares que você precisa se concentrar.

Por isso, procure ter um canto de estudos em um cômodo tranquilo da sua casa. Se não for possível, combine com a sua família um momento de silêncio. Enquanto eles diminuem o volume das atividades, você assiste aos conteúdos das disciplinas sem interrupções.

5. Cumpra os prazos estabelecidos

Entregar todas as tarefas dentro do prazo e não perder data de prova é fundamental para não prejudicar o seu desempenho e encarar uma reprovação.

Se você é uma pessoa que deixa tudo para última hora, trabalhe para mudar esse hábito antes da volta às aulas!