MENU
Menu Principal

Enfermagem especializada dinamiza o alcance da profissão

A evolução científica e tecnológica tem originado novas áreas dentro da Enfermagem

às 18h32
Compartilhe:

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reconhece dezenas de especialidades no campo da Enfermagem. Elas estão agrupadas em três grandes áreas. Na Área 1 estão Saúde Coletiva; Saúde das Crianças e do Adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do Homem, Saúde da Mulher e do Idoso; Urgências e Emergências). 

A Área 2 compreende ramos voltados para a Gestão e a Área 3 está voltada para o Ensino e a Pesquisa.  Com o avanço tecnológico e científico, continuamente, novas práticas são agregadas à profissão que tem como essência salvar vidas. O desenvolvimento de novas especialidades é importante, assim como o seu reconhecimento. 

Enfermagem Forense

A Enfermagem Forense, por exemplo, foi regulamentada no Brasil somente no ano de 2017. Ela é definida como o encontro da ciência da Enfermagem com o arcabouço das Ciências Forenses naquelas situações em que a rede de Saúde e o Sistema de Justiça demandam de uma assistência multidisciplinar. 

No país, são oito grandes áreas de trabalho do enfermeiro forense: Maus Tratos, Traumas e outras formas de violência nos diversos ciclos da vida; Investigação da Morte; Enfermagem Psiquiátrica Forense; Coleta, Recolha e Preservação de Vestígios; Violência Sexual; Enfermagem Carcerária; Perícia, Assistência Técnica e Consultoria; Desastre em Massa, Missões Humanitárias e Catástrofes. 

Enfermagem Intensivista

Mesmo com o grande crescimento da área, algumas carreiras continuam sendo  mais conhecidas, acessíveis e buscadas. O trabalho do enfermeiro que atua nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), adulta e neonatal, ganhou mais notoriedade com a pandemia de Covid-19. 

O intensivista, nome dado a este profissional, executa uma atividade das mais complexas e de maior responsabilidade, estando diretamente relacionada com a melhora da qualidade de vida do paciente. Junto a sua equipe, ele desenvolve estratégias de conforto e controle de infecções, além de manter uma boa organização da rotina hospitalar.

Enfermagem do trabalho

Oferece boas colocações no mercado, pois o profissional vai integrar as Comissões de Saúde e/ou Segurança Laboral nas instituições de saúde particulares ou do governo. Também farão atendimento direto, assistenciais e de primeiros socorros, dos funcionários, nos ambulatórios e enfermarias de empresas. 

Também realizam aferição de temperatura e de pressão arterial, curativos e outros cuidados. Atuando geralmente em equipe, o enfermeiro ou enfermeira do trabalho também pode agir de forma preventiva de riscos no ambiente de trabalho. 

Enfermagem de urgência

O enfermeiro de urgência e emergência atua em prontos-socorros, unidades de saúde e outros postos de atendimento médico, estando preparado para executar procedimentos pré-hospitalares ao paciente, quando este está em situação de risco iminente de morte. 

É quem realiza o manuseio de traumas, contenção de ferimentos graves e técnicas rápidas de reanimação, tudo com muita agilidade. Também realiza exames, levanta o histórico do paciente e passa informações para a equipe. É um profissional muito requisitado nos hospitais.

Enfermagem de Resgate ou Socorrista 

Também lida constantemente com a possibilidade da morte de um paciente, com a diferença que neste caso ele vai ao encontro de quem precisa de rápido atendimento. O profissional e equipe o tempo todo preparados para uma nova chamada por socorro, agindo com rapidez e habilidade de modo a garantir sua própria segurança e a da vítima. 

Além destas áreas citadas, também merece menção a Enfermagem Obstetrícia, que cuida da saúde da mulher em sistema reprodutor e sexual. Auxilia desde o acompanhamento do pré-natal, em situações neonatal, de parto, atenção pós-parto, puerpério e aleitamento materno. Dentre tantas outras, existe também o cuidado de idosos,  estética, a auditoria e a enfermagem esportiva, presente em clubes e no acompanhamento de atletas de alto rendimento.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: