MENU
Menu Principal

O papel da enfermagem na segurança do paciente


às 15h27
Compartilhe:

Nas últimas décadas a segurança do paciente tem se tornado um dos assuntos prioritários na área da saúde. É dever dos profissionais de saúde, em especial da equipe de enfermagem, proporcionar uma assistência de qualidade, eficiente, eficaz e segura ao paciente.

O profissional da saúde deve atuar nas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, garantindo a segurança do paciente, reduzindo ou eliminando o risco de danos desnecessários associados com a saúde a um mínimo aceitável, e assim evitando a ocorrência de eventos adversos no cuidado à saúde.

No que se refere ao trabalho de enfermagem, os erros mais comuns a ele relacionados acontecem na administração de remédios; na transferência de paciente e na troca de informações; no trabalho em equipe e na comunicação; na incidência de quedas e de úlceras por pressão; nas falhas nos processos de identificação do paciente, na incidência de infecção relacionada aos cuidados de saúde, entre outros.

Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde incentiva os serviços de saúde a desenvolverem as seguintes ações de melhorias:

·         Identificar corretamente o paciente;

·         Melhorar a comunicação efetiva;

·         Incentivar a higienização das mãos;

·         Prevenir, controlar e notificar eventos adversos;

·         Reduzir o risco de lesões ao paciente decorrente de quedas;

·         Assegurar cirurgias com local de intervenção, procedimentos e pacientes corretos;

·         Administrar com segurança de medicamentos, principalmente os de alto-risco, sangue e hemocomponentes;

·         Reduzir o risco de infecções associadas ao cuidado da saúde;

·         Estimular a participação do paciente na assistência prestada e ações de prevenção de quedas e úlceras por pressão.

Compartilhe: