V E S T I B U L A R

O curso de Letras – Português da Faculdade São Luís de França tem como eixo orientador o fortalecimento da identidade do ensino superior na formação integral do educando, estimulando a capacitação ao exercício profissional, com incentivo ao aprendizado contínuo e a atuação para o desenvolvimento da sociedade.

Inserido no contexto de mudanças céleres no mundo do trabalho, onde o conhecimento se torna fator decisivo de produção e integração social, o curso de Letras – Português da FSLF responde às novas tarefas e aos desafios atribuídos às instituições formadoras no desenvolvimento das pessoas e da sociedade, como elemento essencial para favorecer as transformações necessárias tanto na área social como científica e tecnológica.

Assim, durante todo o período da graduação, o futuro profissional em Educação tem acesso ao conhecimento humanístico e à visão dialética que o habilitam a compreender o meio social, político, econômico, cultural no qual se insere. Dessa maneira, pode atuar criticamente numa sociedade globalizada e em constante mudança.

Para tanto, o curso articula teoria e prática, ensino, pesquisa e extensão, por meio de atividades junto ao mercado como: estágios, vivências, oficinas, investigações de campo, seminários, workshops, encontros, visitas, projetos, monitoria, iniciação científica.
Todas estas atividades ocorrem sob a mediação de um corpo docente altamente capacitado, com ampla experiência em docência e intensa atuação na área educacional.

Nossos Diferenciais

Curso reconhecido pelo MEC e pela Sociedade.

Alunos formado em Letras Português pela São Luís atuam em empresas situadas no Estado Sergipe e porque não dizer empresas espalhadas pelo Brasil.

Matriz curricular

Atualizada e autônoma que possibilita o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e práticas necessárias para sua formação integral como indivíduo, cidadão e profissional.

Corpo docente

Formado por especialistas, mestres e doutores e que além de docentes são profissionais possuem experiências práticas em suas áreas de atuação.

Pesquisa e monitorias

A São Luís possui um programa de inserção de alunos, os quais auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, promovendo a cooperação mútua, o desenvolvimento de competências a esse aluno, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas.

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Infraestrutura

Todo complexo adequado ao uso e com destaque para os excelentes laboratórios, proporcionando uma melhor qualidade ao processo de ensino e de aprendizagem.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos em nível nacional e mundial, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Parcerias

com Instituições da rede pública e privada, para que o aluno possa praticar o exercício da docência. Parcerias com empresas de renome, que permitem ao aluno a concessão de descontos e maior nível de empregabilidade.

Estudar na São Luís

é ter a certeza de escolher uma faculdade que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência

Mercado de Trabalho e Área de Atuação

Em um país com altos índices de analfabetismo, o professor de Língua Portuguesa possui uma ampla atuação no mercado de trabalho, desde a ocupação de salas de aula na rede pública e privada de ensino, aulas particulares, bem como em cursos preparatórios para a realização de exame como Enem e concursos públicos. Outros segmentos no exercício da nossa língua materna é o analfabetismo funcional; a interpretação textual, além do desenvolvimento de linhas de pesquisa da Língua Portuguesa, considerada uma das mais complexas e também das mais encantadoras.
Com a chegada de novas tecnologias da Educação, uma série de novas plataformas foram desenvolvidas, o que requisita um trabalho mais próximo do profissional de Letras, desde a revisão dos textos até a assessoria no processo de redação textual. Além disso, com a possibilidade de publicações virtuais é crescente o número de editoras, demandando uma busca crescente por profissionais habilitados a realizar revisão ortográfica e gramatical. E ainda existe o processo de internacionalização, que tem despertado o interesse de imigrantes e estrangeiros pela língua portuguesa, uma das mais faladas do planeta.
Ao estudar na São Luís, desde os primeiros semestres já é possível acumular experiências por meio de estágios remunerados e, ao final do curso, o profissional de Letras estará capacitado para atuar tanto nas áreas como na área de Educação. Caso deseje enveredar pela área do ensino acadêmico, também é possível cursar uma pós-graduação, como Mestrado e Doutorado, e se tornar professor e pesquisador em Letras. Estudar na FSLF é estar à frente do tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Estudar na São Luís de França é melhor porque desenvolvemos competências essenciais para construir seu futuro profissional. Tudo isso com preço e qualidade juntos!