Carga horária 380 horas
Periodicidade Todas as sextas-feiras ou SAB e DOM 1 vez ao mês
Horário Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
Local FSLF – Unidade Getúlio Vargas (Rua Laranjeiras, 1838)
10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.
Objetivo Geral • Promover o empreendedorismo e a inovação por meio do desenvolvimento de capacidades empreendedoras e competências essenciais para a criação, a gestão e a excelência de diferentes tipos e portes de negócio. Objetivos Específicos • Auxiliar empreendedores no desenvolvimento de novos modelos de negócios, bem como no aprimoramento de empreendimentos existentes; • Desenvolver nos participantes capacidades empreendedoras, competências e o conhecimento associados à criação de startups, pequenos negócios e empresas de base tecnológica; • Orientar o desenvolvimento de competências comportamentais fundamentais para uma atuação empreendedora; • Qualificar profissionais para tomarem ações empreendedoras, tanto dentro das organizações quanto fora delas, por meio da criação de novos empreendimentos e startups.
Graduados em qualquer área de formação e profissionais que pretendam abrir seu próprio negócio ou que buscam se especializar nesta área, além de gestores que desejam estimular o empreendedorismo em suas empresas.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Metodologia do Trabalho Científico

20

Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Jogos de Empresas*

20

Origem do jogo; evolução histórica dos jogos; O Jogo como disseminador cultural; aplicações; tipos de jogos. Vantagens; estruturando e aplicando os jogos em sala de aula; modelos e técnicas de ensino para auxiliar processo de tomada de decisões e potencialização da aprendizagem.
Criatividade e Inovação*

20

Conceitos básicos de Criatividade e Inovação. Fundamentos da Resolução Criativa de Problemas. Estrutura e dinâmica do Pensamento Criativo. Ferramentas de Criatividade.
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard

20

 Introdução ao planejamento. Conceituação básica. Características. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Políticas organizacionais. Conceitos de estratégia empresarial. Análise do ambiente interno: pontos fortes e fracos. Recursos empresariais. Análise do ambiente  externo: Ameaças e oportunidades. Balanced Scorecard. As quatro perspectivas do Balanced Scorecard. A construção do Mapa Estratégico. O Balanced Scorecard como o sistema de gestão da organização. A Liderança Executiva como o motor do processo de implementação do BSC. Dificuldades e ganhos com a implementação do Balanced Scorecard.
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes

20

A gestão de pessoas nas organizações. O novo modelo de gestão de pessoas. A perspectiva social da constituição do indivíduo. Suprimento, treinamento e desenvolvimento. Recrutamento e seleção de pessoas. Orientação de pessoas. Modelagem de cargos e salários.  Avaliação de desempenho; recompensas. Manutenção de pessoas.  Abordagens contemporâneas da gestão de pessoas. Desenvolvimento de pessoas e equipes.
Empreendedorismo e inovação

20

Inovação: definições, estratégias, mensuração e fontes. Empreendedorismo. Características empreendedoras. O processo empreendedor e o ciclo de vida das organizações. Negócios tradicionais e negócios de base tecnológica.  Tipos de inovação. Introdução ao plano de negócio. O modelo CANVAS. Sistema nacional de inovação. Ambientes de inovação: incubadoras de empresas, parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica. Redes de cooperação. Fontes de financiamento para tecnologia, inovação e gestão.
Startups e novos modelos de negócios

20

Modelo de Negócios em Cenários de Mudanças. Empresas Startup: conceito, diferenças e panorama geral de evolução. Lean Startup e o valor das ideais de negócio. MVP – Minimum Viable Product. Startups e Tecnologia. Customer Development. Design Thinking. Criação de valor. Open Innovation. Estratégia Empresarial.
Ecosistema Empreendedor

20

Aceleradoras de empresas. Investidores-Anjo. Fundos de investimentos em Venture Capital. Programas governamentais.
Plano de Negócio

20

Plano de Negócio-PN: definição, objetivo e estrutura. Tipos de empresas. Modelos de negócio. Estrutura e organização de uma unidade de negócios. Definição do mercado. Áreas funcionais de uma organização. Instrumentos e aplicativos para elaboração do PN. Elaboração do PN. MVP – Minimum Viable Product.
Business Model CANVAS

20

Conceitos do Canvas e suas especificidades. Estruturação do Canvas: clientes, proposição de valor, canais, relacionamento com os clientes, fontes de receitas, recursos-chave, parcerias-chave, estrutura de custos. Formatação de Canvas contextualizado a ambientes organizacionais. Softwares e aplicativos para elaboração do CANVAS. MVP – Minimum Viable Product.
Marketing para Empreendedores

20

Conceituar marketing. Tipos, níveis e orientações; O ambiente mercadológico, suas interferências e inter-relacionamentos. Clientes e mercados. Processo de compra, a tomada de decisão. Mercado, segmentação, produtos, serviços, propaganda, promoção e publicidade. Plano de Marketing. Infomarketing. Marketing Pessoal.
Contabilidade para Executivos

20

Contabilidade e o conjunto das demonstrações econômico-financeiras. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita despesa e resultado. Processo contábil: contas (plano de contas). Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber, contas a pagar, avaliação de estoques., ativo imobilizado e a depreciação ou amortização, operações financeiras, as contas do patrimônio líquido. Demonstração do Resultado do Exercício- DRE, Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulado-DLPA, Demonstração de Fluxo de Caixa-DFC e Demonstração do Valor Adicionado–DVA.
Administração Financeira*

20

Avaliação da empresa: financeira e econômica. Custo de capital. Política de dividendos. Administração de caixa e títulos negociáveis. Fontes de financiamento: ações ordinárias e preferenciais. Alavancagem financeira. Ponto de equilíbrio das operações. Orçamento.
Análise de Investimentos*

20

Valor presente líquido e taxa interna de retorno. Estrutura temporal da taxa de juros. Critérios de classificação de investimentos: VPL, TIR, Payback, ILL, Break Even. Análise de viabilidade econômica. Análise de sensibilidade. Árvore de decisão. Seleção de projetos. Orçamento: Visão condensada do plano geral da empresa. Estimativa dos resultados futuros esperados. Execução de orçamento. Índices de rentabilidade, eficiência e produtividade.
Abertura do Negócio I: requisitos operacionais

20

Implantação de novos empreendimentos: aspectos principais. Inovação e geração de riqueza. Identificação de oportunidades de Investimentos. Análise de Mercado: Conceitos Básicos. Projeção de Demanda. Técnicas de previsão. Teoria da Localização e Escala do Empreendimento. Quadros financeiro do Projeto de Investimento. Abertura de empresas: Abertura de empresas: requisitos, impedimentos legais, idade mínima e documentos necessários. Tipos de sociedade e formas de atuação. Órgãos governamentais envolvidos. Procedimento físico e digital para abertura do negócio.
Abertura do Negócio II: aspectos jurídicos

20

Conceitos básicos do Direito Empresarial. Sociedades Empresariais. Títulos de créditos. Falência; concordata; contratos mercantis. Noções básicas e fontes do Direito do Trabalho: empregado e empregador; contrato de trabalho; Remuneração; Extinção do contrato de trabalho; proteção do trabalhador e empregador. MEI; Lei Geral; Legislação aplicada às Micro e Pequenas Empresas.
Elaboração de Pitch para investidores

20

Pitch: o conceito, o objetivo e a duração. Exemplos de pitch. Dicas. Oficina prática.
Seminário de Pesquisa

40

Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico.
Trabalho de Conclusão de Curso

-

O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total

380

 

 

Coordenação

Cassio Roberto C. de Menezes   E-mail: cassio@fslf.com.br Telefone: (79) 99935-5247 Graduado em Administração. Especialista em Docência e Tutoria do Ensino à Distância. Mestre em Administração. Doutorando em Propriedade Intelectual. Coordenador Acadêmico da Faculdade São Luís de França. http://lattes.cnpq.br/8605783635161814