DISCIPLINA
|
CARGA HORÁRIA
(horas)
|
EMENTA
|
Metodologia do Trabalho Científico |
20
|
Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico. |
Jogos de Empresas* |
20
|
Origem do jogo; evolução histórica dos jogos; O Jogo como disseminador cultural; aplicações; tipos de jogos. Vantagens; estruturando e aplicando os jogos em sala de aula; modelos e técnicas de ensino para auxiliar processo de tomada de decisões e potencialização da aprendizagem. |
Criatividade e Inovação* |
20
|
Conceitos básicos de Criatividade e Inovação. Fundamentos da Resolução Criativa de Problemas. Estrutura e dinâmica do Pensamento Criativo. Ferramentas de Criatividade. |
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard |
20
|
Introdução ao planejamento. Conceituação básica. Características. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Políticas organizacionais. Conceitos de estratégia empresarial. Análise do ambiente interno: pontos fortes e fracos. Recursos empresariais. Análise do ambiente externo: Ameaças e oportunidades. Balanced Scorecard. As quatro perspectivas do Balanced Scorecard. A construção do Mapa Estratégico. O Balanced Scorecard como o sistema de gestão da organização. A Liderança Executiva como o motor do processo de implementação do BSC. Dificuldades e ganhos com a implementação do Balanced Scorecard. |
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes |
20
|
A gestão de pessoas nas organizações. O novo modelo de gestão de pessoas. A perspectiva social da constituição do indivíduo. Suprimento, treinamento e desenvolvimento. Recrutamento e seleção de pessoas. Orientação de pessoas. Modelagem de cargos e salários. Avaliação de desempenho; recompensas. Manutenção de pessoas. Abordagens contemporâneas da gestão de pessoas. Desenvolvimento de pessoas e equipes. |
Empreendedorismo e inovação |
20
|
Inovação: definições, estratégias, mensuração e fontes. Empreendedorismo. Características empreendedoras. O processo empreendedor e o ciclo de vida das organizações. Negócios tradicionais e negócios de base tecnológica. Tipos de inovação. Introdução ao plano de negócio. O modelo CANVAS. Sistema nacional de inovação. Ambientes de inovação: incubadoras de empresas, parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica. Redes de cooperação. Fontes de financiamento para tecnologia, inovação e gestão. |
Startups e novos modelos de negócios |
20
|
Modelo de Negócios em Cenários de Mudanças. Empresas Startup: conceito, diferenças e panorama geral de evolução. Lean Startup e o valor das ideais de negócio. MVP – Minimum Viable Product. Startups e Tecnologia. Customer Development. Design Thinking. Criação de valor. Open Innovation. Estratégia Empresarial. |
Ecosistema Empreendedor |
20
|
Aceleradoras de empresas. Investidores-Anjo. Fundos de investimentos em Venture Capital. Programas governamentais. |
Plano de Negócio |
20
|
Plano de Negócio-PN: definição, objetivo e estrutura. Tipos de empresas. Modelos de negócio. Estrutura e organização de uma unidade de negócios. Definição do mercado. Áreas funcionais de uma organização. Instrumentos e aplicativos para elaboração do PN. Elaboração do PN. MVP – Minimum Viable Product. |
Business Model CANVAS |
20
|
Conceitos do Canvas e suas especificidades. Estruturação do Canvas: clientes, proposição de valor, canais, relacionamento com os clientes, fontes de receitas, recursos-chave, parcerias-chave, estrutura de custos. Formatação de Canvas contextualizado a ambientes organizacionais. Softwares e aplicativos para elaboração do CANVAS. MVP – Minimum Viable Product. |
Marketing para Empreendedores |
20
|
Conceituar marketing. Tipos, níveis e orientações; O ambiente mercadológico, suas interferências e inter-relacionamentos. Clientes e mercados. Processo de compra, a tomada de decisão. Mercado, segmentação, produtos, serviços, propaganda, promoção e publicidade. Plano de Marketing. Infomarketing. Marketing Pessoal. |
Contabilidade para Executivos |
20
|
Contabilidade e o conjunto das demonstrações econômico-financeiras. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita despesa e resultado. Processo contábil: contas (plano de contas). Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber, contas a pagar, avaliação de estoques., ativo imobilizado e a depreciação ou amortização, operações financeiras, as contas do patrimônio líquido. Demonstração do Resultado do Exercício- DRE, Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulado-DLPA, Demonstração de Fluxo de Caixa-DFC e Demonstração do Valor Adicionado–DVA. |
Administração Financeira* |
20
|
Avaliação da empresa: financeira e econômica. Custo de capital. Política de dividendos. Administração de caixa e títulos negociáveis. Fontes de financiamento: ações ordinárias e preferenciais. Alavancagem financeira. Ponto de equilíbrio das operações. Orçamento. |
Análise de Investimentos* |
20
|
Valor presente líquido e taxa interna de retorno. Estrutura temporal da taxa de juros. Critérios de classificação de investimentos: VPL, TIR, Payback, ILL, Break Even. Análise de viabilidade econômica. Análise de sensibilidade. Árvore de decisão. Seleção de projetos. Orçamento: Visão condensada do plano geral da empresa. Estimativa dos resultados futuros esperados. Execução de orçamento. Índices de rentabilidade, eficiência e produtividade. |
Abertura do Negócio I: requisitos operacionais |
20
|
Implantação de novos empreendimentos: aspectos principais. Inovação e geração de riqueza. Identificação de oportunidades de Investimentos. Análise de Mercado: Conceitos Básicos. Projeção de Demanda. Técnicas de previsão. Teoria da Localização e Escala do Empreendimento. Quadros financeiro do Projeto de Investimento. Abertura de empresas: Abertura de empresas: requisitos, impedimentos legais, idade mínima e documentos necessários. Tipos de sociedade e formas de atuação. Órgãos governamentais envolvidos. Procedimento físico e digital para abertura do negócio. |
Abertura do Negócio II: aspectos jurídicos |
20
|
Conceitos básicos do Direito Empresarial. Sociedades Empresariais. Títulos de créditos. Falência; concordata; contratos mercantis. Noções básicas e fontes do Direito do Trabalho: empregado e empregador; contrato de trabalho; Remuneração; Extinção do contrato de trabalho; proteção do trabalhador e empregador. MEI; Lei Geral; Legislação aplicada às Micro e Pequenas Empresas. |
Elaboração de Pitch para investidores |
20
|
Pitch: o conceito, o objetivo e a duração. Exemplos de pitch. Dicas. Oficina prática. |
Seminário de Pesquisa |
40
|
Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico. |
Trabalho de Conclusão de Curso |
-
|
O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso. |
Total |
380
|
|