Carga horária 360 horas
Periodicidade Todas as sextas-feiras ou SAB e DOM 1 vez ao mês
Horário Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
Local FSLF – Unidade Getúlio Vargas (Rua Laranjeiras, 1838)
10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.
Objetivo Geral • Capacitar os participantes a utilizarem os conceitos fundamentais e práticos de Finanças e de Contabilidade, oferecendo o nível de conhecimento necessário para que possam exercer atividades de controle e acompanhamentos dos planos elaborados pelas empresas. Objetivos Específicos • Propiciar o conhecimento necessário de instrumentos e ferramentas técnicas para que os participantes possam gerir e estabelecer os controles e acompanhamentos necessários ao processo decisório e de auditoria; • Capacitar os participantes na elaboração de planejamento financeiro, econômico e fiscal de empresas; • Prover os conhecimentos necessários de finanças que permitam aos participantes tomar decisões com base nas demonstrações financeiras e de participar ativamente na formulação estratégica, planejamento, implementação e controle, bem como conhecimento na aplicação das normas contábeis e de processos de auditoria; • Permitir os participantes estruturar informações e oferecer condições para o desenvolvimento da capacidade de reflexão, análise e síntese.
Profissionais das áreas de Ciências Econômicas, Administração de Empresas, Engenharia, Ciências Contábeis e campos afins, que desejem obter uma visão mais profunda sobre Finanças empresariais, auditoria e controladoria contábil.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Metodologia do Trabalho Científico

20

Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Economia empresarial

20

Fundamentos de microeconomia. Curvas de demanda. Ambiente econômico e o sistema financeiro nacional. O comportamento maximizador do consumidor. Entendendo a demanda. O preço de reserva e o excedente do consumidor. Elasticidades e discriminação de preços. Tecnologia: a restrição tecnológica. Custos e escala de produção. As restrições de mercado. Ciclo de Negócios: Tendência de Longo Prazo. Planos de Estabilização Brasileiros. Crises Recentes.
Matemática financeira

20

Conceito e aplicações de juros simples e juros compostos. Desconto de títulos. Valor de face e valor de mercado. Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Equivalência de taxas de juros. Equivalência de fluxos de caixa. Perpetuidades e anuidades. Sistema de amortização. Valor presente líquido e taxa interna de retorno. Estrutura temporal da taxa de juros.
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard

20

 Introdução ao planejamento. Conceituação básica. Características. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Políticas organizacionais. Conceitos de estratégia empresarial. Análise do ambiente interno: pontos fortes e fracos. Recursos empresariais. Análise do ambiente  externo: Ameaças e oportunidades. Balanced Scorecard. As quatro perspectivas do Balanced Scorecard. A construção do Mapa Estratégico. O Balanced Scorecard como o sistema de gestão da organização. A Liderança Executiva como o motor do processo de implementação do BSC. Dificuldades e ganhos com a implementação do Balanced Scorecard.
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes

20

A gestão de pessoas nas organizações. O novo modelo de gestão de pessoas. A perspectiva social da constituição do indivíduo. Suprimento, treinamento e desenvolvimento. Recrutamento e seleção de pessoas. Orientação de pessoas. Modelagem de cargos e salários.  Avaliação de desempenho; recompensas. Manutenção de pessoas.  Abordagens contemporâneas da gestão de pessoas. Desenvolvimento de pessoas e equipes.
Contabilidade para Executivos

20

Contabilidade e o conjunto das demonstrações econômico-financeiras. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita despesa e resultado. Processo contábil: contas (plano de contas). Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber, contas a pagar, avaliação de estoques., ativo imobilizado e a depreciação ou amortização, operações financeiras, as contas do patrimônio líquido. Demonstração do Resultado do Exercício- DRE, Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulado-DLPA, Demonstração de Fluxo de Caixa-DFC e Demonstração do Valor Adicionado–DVA.
Orçamento Custo e Controle

20

Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento operacional: balanço projetado, resultado projetado, fluxo de caixa. Controle: Centro de receita e centro de custo padrão e as variações de eficiência e preço em custos variáveis e de capacidade orçamentária em custos fixos.
Contabilidade avançada

20

Método de Avaliação de Investimentos. Reorganizações e Avaliações Societárias. Consolidação das Demonstrações Financeiras. Reavaliação de Bens. Correção Monetária Integral. Normas relativas à fusão, incorporação, cisão, transformação e liquidação de sociedades. Ações e Debêntures. Contabilidade Ambiental. Contabilidade das Empresas do Terceiro Setor.
Finanças corporativas e valor

20

Visão Panorâmica de Finanças Corporativas: Papel e as Funções do Administrador Financeiro. Introdução a Análise de Risco. Mercado Eficiente e Mercado Perfeito. Fontes de Financiamentos. Capital Próprio e de Terceiros. Curto e Longo Prazo. Custo de Capital. Risco e Retorno. O Beta e o Modelo CAPM. Custos do Capital Próprio e do Capital de Terceiros. CMPC. Endividamento e Beneficio Fiscal. Estrutura de Capital. Ações e Dividendos: Avaliação de Ações com e sem Reinvestimentos. Relevância e Teorias sobre Políticas de Dividendos. Critérios para Classificação de Projetos. Taxa Média de Retorno Contábil. Capital de Giro e Estoques: Dimensionamento e Financiamento. Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Administração de Estoques. Determinação do capital de giro. Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa. Prazos médios e rotação dos estoques.
Auditoria fiscal de tributária

20

Auditoria fiscal realizada nos Estados Federados e Distrito Federal. Presunções legais e como se opera as principais formas de sonegação. Documentos fiscais: crédito fiscal, idoneidade, transferências de mercadorias. Levantamento físico: superavaliação e subvaliação de estoques, conta mercadoria. Suprimento de caixa e levantamento financeiro. Escrita fiscal: contabilização e repercussão tributária, diagnóstico fiscal.  Fiscalizações especiais: em empresas agroindustriais, indústrias regionais, atacadistas, varejistas, cerealistas e microempresas. A utilização do SINTEGRA e a troca de informações entre os Estados e demais poderes. Fiscalização do Trânsito de mercadorias.
Gestão de Conflitos

20

Consequências da falta de controle sobre os conflitos organizacionais. A interdependência dos atores organizacionais como fonte de conflito; os efeitos da comunicação negativa devido a posturas e estilos de comunicação com linguagens conflitivas e da comunicação positiva; linguagem colaborativa. Administração e gestão de conflito. Tipos de conflitos nas organizações. Estratégias para a resolução de conflitos. Conceitos e princípios de negociação. A Teoria dos Jogos. Etapas de uma negociação. O processo de negociação.
Mercado financeiro

20

Introdução aos mercados financeiros e de capitais; o sistema financeiro nacional. Instrumentos de Renda Fixa: Conceitos e Características. Títulos Públicos: Conceitos e Características. Instrumentos de Renda Variável: Ações – Conceito, Direitos dos Acionistas, Deveres e Responsabilidades dos Administradores das Companhias Abertas. Oferta Primária e Secundária. Precificação. Bolsa de Valores M&F. Mercado de Balcão Organizado. Liquidação e Custódia. Conceitos e Práticas de Governança Corporativa. Derivativos: Conceito e Origem, Mercado a Termo, Mercado Futuro, Mercado de Swap e Mercado de Opções. Fatores Determinantes do Prêmio da Opção de Compra. Negociabilidade. Estratégias com Derivativos: Proteção, Posição e Alavancagem. Oferta Pública de Títulos e Valores Mobiliários. Principais Instituições: Funções e Características. Aspectos Legais e Normativos. Aspectos Operacionais.
Controladoria empresarial

20

Sistemas de controle gerencial: governança corporativa e accountability; empresa como sistema aberto; controller; comportamento nas organizações; tipos de estrutura organizacional; contas e centros de responsabilidade. Preços de transferência: discussão orçamentária; preço de transferência baseado no mercado; preço de transferência baseado em custos; preço de transferência negociado; preço de transferência duplo; ABC - Activity Based Costing. Análise de desempenho de relatórios financeiros: metodologias de análise; normalização de relatórios financeiros; evolução financeira da empresa; segmentação dos efeitos; impacto na receita. Balanced Scorecard: implementação e gestão da estratégia; estudo do balanced scorecard; construção do balanced scorecard;  indicadores de desempenho.
Análise de Investimentos*

20

Valor presente líquido e taxa interna de retorno. Estrutura temporal da taxa de juros. Critérios de classificação de investimentos: VPL, TIR, Payback, ILL, Break Even. Análise de viabilidade econômica. Análise de sensibilidade. Árvore de decisão. Seleção de projetos. Orçamento: Visão condensada do plano geral da empresa. Estimativa dos resultados futuros esperados. Execução de orçamento. Índices de rentabilidade, eficiência e produtividade.
Indicadores econômicos e financeiros

20

Principais usuários das Demonstrações Financeiras. Analista Interno versus Analista Externo. Preparação das demonstrações Financeiras Para Análise e Seus Objetivos. Critérios de Análise das demonstrações Contábeis: Análise Vertical, Análise Horizontal, Diferenças Absolutas e Quocientes. Principais Indicadores Econômico-Financeiros: Indicadores de Liquidez, Estrutura de Capital, Rentabilidade e Índices Operacionais de Giro do Estoque, Prazo Médio de Pagamento e Prazo Médio de Recebimento. A Importância das Notas Explicativas. Relatório da Diretoria e Parecer de Auditoria.
Empreendedorismo e inovação

20

Inovação: definições, estratégias, mensuração e fontes. Empreendedorismo. Características empreendedoras. O processo empreendedor e o ciclo de vida das organizações. Negócios tradicionais e negócios de base tecnológica.  Tipos de inovação. O plano de negócio: o modelo CANVAS. Sistema nacional de inovação. Ambientes de inovação: incubadoras de empresas, parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica. Redes de cooperação. Fontes de financiamento para tecnologia, inovação e gestão.
Seminário de Pesquisa

40

Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico.
Trabalho de Conclusão de Curso

-

O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total

360

 

 

Coordenação

Cassio Roberto C. de Menezes   E-mail: cassio@fslf.com.br Telefone: (79) 99935-5247 Graduado em Administração. Especialista em Docência e Tutoria do Ensino à Distância. Mestre em Administração. Doutorando em Propriedade Intelectual. Coordenador Acadêmico da Faculdade São Luís de França. http://lattes.cnpq.br/8605783635161814