Carga horária 360 horas
Periodicidade Todas as sextas-feiras ou SAB e DOM 1 vez ao mês
Horário Terças-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
Local FSLF – Unidade Getúlio Vargas (Rua Laranjeiras, 1838)
10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.
Objetivo Geral • Habilitar profissionais para o desenvolvimento de intervenções pedagógicas, e, para o processo de humanização em espaços escolares e não-escolares, como empresas, hospitais e escolas, com vista à difusão de uma práxis educativa e social baseada na potencialização do fator humano. Objetivos Específicos • Dotar o pedagogo empresarial de conhecimentos, técnicas e práticas que venham favorecer a valorização do fator humano em espaços escolares e não-escolares; • Capacitar profissionais da educação para estabelecer programas de qualificação e requalificação profissional; • Habilitar profissionais para prestar consultoria interna relacionada à educação e ao desenvolvimento humano nas organizações; • Preparar o pedagogo empresarial para coordenar equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos, evidenciando formas educativas de gerar mudanças culturais no ambiente de trabalho.
Professores, administradores, pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais e, outros profissionais ligados à área de educação, interessados em ministrar aulas no ensino superior.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Metodologia do Trabalho Científico 20   Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.  
Planejamento da Prática do Trabalho Pedagógico na Empresa 20 Programa de Treinamento. Importância da pedagogia na Empresa. Os cursos de capacitação e sua importância na busca de qualidade.
Jogos Aplicados a Educação 40 Estudo das dimensões das dinâmicas, identidade cultural, da memória e ludicidade do movimento humano e sua relação com o jogo, as brincadeiras e as atividades lúdicas, enfocando os aspectos que envolvem o lúdico a partir do entendimento das teorias antropológicas, históricas, filosóficas, psicológicas e pedagógicas sobre o jogo, numa relação com a sua aplicabilidade metodológica nos distintos ambientes educacionais. Perspectivas teóricas, conceitos e concepções para o jogo e a brincadeira na educação. Resgate de jogos e brincadeiras tradicionais.
Psicologia da Aprendizagem 40 A importância da aprendizagem na vida humana. Definindo aprendizagem. Processos características da aprendizagem. Elementos fundamentais da aprendizagem. Linhas teóricas de interpretação da aprendizagem.
Legislação da Educação Brasileira 20 Política educacional brasileira; A trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Plano Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais; Legislação educacional brasileira.
Educação Empreendedora 40 Através da conceituação básica do empreendedorismo, tratar a evolução histórica e conceituação visando traçar: O perfil empreendedor e intraempreendedor. O empreendedor e o mercado, identificando as oportunidades e o mercado consumidor. A importância da informação para o empreendedor. Conceitos de marketing para empreendedores. O planejamento e a criação de um novo negócio: O plano de negócios: Produtos e serviços, mercado e competidores, marketing e vendas, planejamento financeiro. Aspectos legais: Constituição jurídica e documentação. Entidades de apoio e fomento ao empreendedorismo no Brasil.
Tecnologia Educacional 40 O que é tecnologia. A utilização de novas tecnologias no ambiente de trabalho. Melhoria do rendimento escolar com o uso da tecnologia. Controle e Avaliação de novas tecnologias.
Prática de Ensino 20 Pedagógica no ensino superior. Orientação do processo de ensino-aprendizagem a partir da caracterização e da problematização da ação docente na prática efetiva em sala de aula. Criação de metodologias ativas e participativas para o processo de aprendizagem.
Gestão Educacional 40 Concepções de organização e gestão educacional. Áreas de atuação e função dos agentes na gestão democrático-participativa. Competências profissionais para as práticas de gestão participativa. Gestão educacional e transformação social. A construção coletiva do ambiente de trabalho. Formação de professores, educação continuada e gestão das escolas. Plano de Ação como instrumento norteador das ações da gestão.
Didática e Metodologia do Ensino Superior 20 Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM).
Pedagogia de Projetos Educacionais 20 Elementos conceituais, pressupostos e princípios da Pedagogia de Projetos. Os componentes envolvidos no planejamento, execução e avaliação de projetos. Elaboração de projetos de intervenção pedagógica no contexto educacional.
Seminário de Pesquisa 40 Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico.
Trabalho de Conclusão de Curso - O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total 360