Objetivo Geral
• Qualificar profissionais para atuarem no âmbito da Educação tendo sua práxis com ênfase na inovação da aprendizagem a partir de metodologias ativas e participativas (Contribuindo com a existência de profissionais que promovam ações reflexivas e que tenham práxis transformadora no âmbito educacional atendendo as necessidades tecnológicas e sociais atuais).
Objetivos Específicos
• Compreender os métodos, pressupostos e as ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras no processo de aprendizagem;
• Desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes a inovação da prática docente, englobando sua ação pedagógica, o processo de aprendizagem, a inclusão tecnológica, a avalição e a gestão.
• Possibilitar uma formação docente onde a práxis do professor/educador seja construída a partir de metodologias críticas, democráticas, ativas, participativas, inclusivas, ambientais e socialmente responsáveis com as inovações educacionais e tecnológicas atuais considerando também os aspectos culturais, políticos e econômicos da sociedade.
Professores, pedagogos, e demais profissionais ligados à área de educação, interessados em ministrar aulas na educação básica e/ou no ensino superior.
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA
(horas) |
EMENTA |
Metodologia do Trabalho Científico |
20 |
Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico. Tipos de Pesquisa e Organização do trabalho Científico.
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Didática e Metodologia do Ensino Superior |
20 |
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM). |
Fundamentos Políticos Pedagógicos |
20 |
História da Educação. Tendências Pedagógicas. Conceito de Inovação. Inovação e Educação no Brasil e no Mundo. Currículo. A formação docente e as propostas das diretrizes curriculares para inclusão da inovação e da tecnologia. |
Metodologias Inovadoras para a Educação (Pressupostos) |
20 |
Conceito de Metodologia ativa. Conceito de Metodologia Participativa. Pressupostos sobre a “Educação para Todos”. Inclusão e Inovação. |
Tecnologia, Inovação e Educação |
20 |
Conceito de Tecnologia. Tecnologia, Inovação e Educação. Pressupostos sobre Tecnologia e Meio ambiente. Conceito de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Educação à Distância. Inclusão e Exclusão Digital. Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Conceito de Cibercultura. Tecnologia Assistiva. |
Construção de Metodologia Participativa e ativa a partir da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) |
20 |
Construção de metodologia participativa e ativa a partir do uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Elaboração, Montagem e Organização do Stop Motion. |
Processos de criação: mapas conceituais, peer instruction, estudo de casos, metodologia STEM Education |
40 |
Conceito de mapas conceituais e suas funções no processo de ensino-aprendizagem; ferramentas para elaboração de mapas conceituais; Criação de mapas conceituais. Aprendizagem por pares (Peer Instruction). Utilização de estudos de caso processo de ensino-aprendizagem. Metodologia STEM Education. |
Ensino Híbrido com foco na sala de aula invertida |
20 |
Ensino híbrido. Sala de aula invertida. Origem e funcionamento da sala de aula invertida. Integração do modelo FC-Flipped Classroom com metodologias ativas. Métodos ativos de aprendizagem. Como inverter a sala de aula. |
Gestão e Inovação Educacional |
20 |
Prática de gestão democrática na escola e na comunidade. A aprendizagem organizacional, a liderança e o trabalho em equipe. Dimensões pedagógicas, política e administrativa da gestão educacional. Fundamentos e ferramentas de gestão. Gestão escolar. Mediação de conflito. |
Legislação da Educação Brasileira |
20 |
Política educacional brasileira; A trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Plano Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais; Legislação educacional brasileira. |
Avaliação educacional |
40 |
Concepções e correntes da avaliação educacional no Brasil. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Técnicas de avaliação. Pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação educacional no ensino superior. As relações técnico-político-pedagógicas da prática avaliativa. Planejamento, execução e avaliação no meio acadêmico. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. |
Planejamento Educacional |
20 |
Planejamento Educacional, Curricular e de Ensino. |
Prática de Ensino |
20 |
Organização e Planejamento da Prática Pedagógica no ensino superior. Orientação do processo de ensino-aprendizagem a partir da caracterização e da problematização da ação docente na prática efetiva em sala de aula. Criação de metodologias ativas e participativas para o processo de aprendizagem. |
Pedagogia Waldorf |
20 |
Conceito de Antroposofia. Concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner. Aspecto físico, anímico (psicoemocional) e espiritual, de acordo com as características e faixa etária. O ensino teórico acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas (ação), artísticas e artesanais; o cultivo das atividades do pensar inicia-se com o exercício da imaginação, do conhecimento dos contos, lendas e mitos. |
Seminário de Pesquisa |
40 |
Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico. |
Trabalho de Conclusão de Curso |
- |
O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso. |
Total |
360 |
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