Carga horária 360 horas
Periodicidade Todas as sextas-feiras ou SAB e DOM 1 vez ao mês
Horário Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
Local FSLF – Unidade Getúlio Vargas (Rua Laranjeiras, 1838)
10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.
Objetivo Geral • Proporcionar aos participantes de forma clara e prática as rotinas de administração de pessoal em conformidade com os aspectos legais; atualização da legislação trabalhista e previdenciária. Objetivos Específicos • Propiciar com base legal da Legislação Trabalhista, conhecimentos práticos e teóricos na administração modelo de pessoal. • Entender as novas formas de relações de trabalho e seu entorno legal; • Discutir desenhos de ambientes organizacionais facilitadores da criação de conhecimento e inovação; • Refletir sobre a ética nos negócios e a responsabilidade social das empresas; • Desenvolver habilidades de consultoria e auditoria interna;
Destina-se a profissionais que atuem ou desejem atuar na área de administração, gestão de pessoas, Departamentos Pessoais ou Recursos Humanos de empresas. Profissionais que buscam aperfeiçoamento de conhecimentos relacionados às práticas de recursos humanos, rotinas trabalhistas. Além de empreendedores, Contadores, Administradores de Empresa, Economistas, engenheiros, profissionais que ocupem posições de gerência, supervisão, ou liderança em organizações ou que desejam se engajar no mundo dos negócios organizacionais.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Metodologia do Trabalho Científico

20

Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Aspectos Contemporâneos do Direito do Trabalho (reforma trabalhista)

20

O trabalho e a previdência na Constituição de 1988. Os princípios constitucionais e sua aplicação ao Direito do Trabalho e Previdenciário. Os princípios específicos do Direito do Trabalho e Previdenciário.
Auditoria Trabalhista e Previdenciária com Ênfase no eSocial

40

Conhecendo o eSocial; Estruturação dos setores; Exames de auditoria; Auditoria em Folha de pagamento.
Cálculo dos Encargos Sociais e Recolhimentos

20

Encargos Sociais (INSS; FGTS; e IR); Descontos legais e outros; Outras entidades;
Contabilização da Folha de Pagamento

20

Lançamentos relativos a folha de pagamentos. Lançamento de salários. Pró-labore, previsões, pagamentos, 13° salários. Cálculos e lançamentos relativos ao Salário Família, Imposto de Renda, Previdência, Vales Transportes e demais proventos/deduções sobre a folha de salários. Cálculo do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), contribuição social, PIS, COFINS, Provisão.
Dimensionamento e Desligamento de Pessoal

20

Dimensionamento de RH; variáveis que devem ser consideradas para a definição da quantidade, qualificações de recursos humanos; Diretrizes, objetivos e estratégias; Absenteísmo; Processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho.
Estrutura e Organização de Gestão de Pessoas

20

Organização para a Gestão de Pessoas. A Gestão de Pessoas num ambiente dinâmico e competitivo. Planejamento de Gestão de Pessoas.
Geração da Folha de Pagamento com o eSocial

40

Folha de Pagamento. Provisões – Férias e 13º Salário com o eSocial.
Indicadores em Gestão de Pessoas

20

Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Dimensões do ambiente de gestão de pessoas: negócios, trabalho, cultura e clima organizacional. Modelo estratégico. Avaliação da gestão estratégica de pessoas: indicadores operacionais, financeiros, empresariais e BSC.
Saúde, Qualidade de Vida e  Segurança do Trabalho

20

Conceitos de sistemas e qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, segurança e ambiente empresarial; Gerenciamentos de riscos ambientais e clima organizacional. ASO , CAT com investigação de acidentes , Riscos/agentes laborais , Condições de Trabalho ,Condições Diferenciadas de Trabalho , Controle de Afastamentos , PPP.
Movimentação de Pessoal

20

Movimentação interna; Transferências; permutas, redistribuição e readaptação sociofuncional..
Práticas Contábeis - Operações com Pessoal

40

Folha de pagamento; Férias; 13º salário; Rescisão.
Rotinas do Processo Rescisório

20

Fluxo do ambiente; Aviso prévio; Tipos de Rescisão; Cálculos.
Seminário de Pesquisa

40

Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico.
Trabalho de Conclusão de Curso

-

O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total

360

 

 

Coordenação

Cassio Roberto C. de Menezes   E-mail: cassio@fslf.com.br Telefone: (79) 99935-5247 Graduado em Administração. Especialista em Docência e Tutoria do Ensino à Distância. Mestre em Administração. Doutorando em Propriedade Intelectual. Coordenador Acadêmico da Faculdade São Luís de França. http://lattes.cnpq.br/8605783635161814