Projetos de Extensão

Conhecimento produzido na prática e a serviço da sociedade. A Faculdade São Luís de França valoriza as ações de extensão como ferramentas de inclusão e desenvolvimento social, além de aprendizado para os seus estudantes, que extrapolam os muros da IES e aplicam as teorias aprendidas em sala de aula na resolução de problemas da comunidade onde atuam. Acompanhados por professores, os estudantes vivenciam o dia-a-dia profissional, aperfeiçoam a cidadania e beneficiam pessoas com a participação ativa da instituição.

A FSLF desenvolve um conjunto orientado de ações pedagógicas, de caráter educativo, social, cultural e científico, que visam promover a interação transformadora entre a faculdade e os outros setores da sociedade, orientados pelo princípio da indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, indispensáveis para uma formação crítico-reflexiva.

Conheça alguns dos nossos projetos:

Aprender a Aprender
Junto a comunidade carente do Bairro Coqueiral, zona norte de Aracaju, um grupo de acadêmicos desenvolve um projeto em que adolescentes da comunidade têm aulas de informática profissional e de cidadania. Este projeto visa à inclusão tecnológica e cidadã, permitindo aos jovens uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.

Parceria com IBEM
Instituto Beneficente Emanuel – Instituição sem fins lucrativos que promove atividades empreendedoras de auto-sustentabilidade, geração de emprego e renda e ainda respeito ao meio ambiente. Dentre outras ações, o projeto de vassouras feitas de garrafas Pet conta com a participação dos acadêmicos da FSLF, desenvolvendo a estratégia de ação das diversas áreas de gestão.

CAP – Centro de Apoio Psicopedagógico
Centro de atendimento na área de psicopedagogia, que atende a acadêmicos, professores, funcionários e comunidade em geral, gratuitamente, com profissionais de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social.

Bolsa de Estudos
Mantém-se um percentual de bolsas de estudos concedidas a acadêmicos que desenvolvem projetos de extensão e atividades diversas na Instituição, como meio de incentivo.

Criatividade
Em parceria com a Fundação Brasil Criativo, nossos acadêmicos participam ativamente como voluntários dos Fóruns Anuais de Criatividade. A disciplina Gestão do Processo Criativo, que desenvolve metodologia específica para tal fim, está inclusa na Grade Curricular do Curso de Administração como obrigatória.

Empreendedorismo
A Faculdade São Luís de França mantém parceria com o Banco do Nordeste para a formação de novos empreendedores e investimentos. Os acadêmicos elaboram planos de negócios inovadores. Além disso, a FSLF mantém a Incubadora de Empresas – Innovare -, que oferece apoio para o incremento das iniciativas empreendedoras, numa parceria com o Sebrae Sergipe.

Carpie Diem: Projeto Educacional Fazendo Letras

O Carpe Diem é um projeto de extensão sem fins lucrativos que surgiu em fevereiro de 2010, a partir da soma de esforços entre faculdade, coordenação, professores e alunos, com a finalidade de exercitar os conhecimentos teóricos e práticos dos acadêmicos do curso de Letras, e, ao mesmo tempo oferecer, a jovens vestibulandos da rede pública de ensino, oriundos do entorno, conhecimentos de Língua Portuguesa, Literatura, Interpretação e Produção Textual, necessários para quem deseja participar de seleções para ingressar no Ensino Superior.

Innovare Incubadora

Vinculada à Faculdade São Luís de França – FSLF -, a Innovare Incubadora tem como objetivo apoiar pessoas criativas e empreendedoras (acadêmicos, egressos e professores) que pretendem desenvolver uma ideia ou projeto, que tanto pode ser um negócio como uma prática ou ação inovadora.
A FSLF coloca à disposição dos futuros empreendedores um profissional e um local, para que eles possam formalizar a sua ideia realizando um projeto concreto, que numa fase posterior poderá dar origem à criação de um negócio ou à comercialização da idéia pré-incubada.
A Innovare conta ainda com a colaboração dos professores dos cursos de Administração, Pedagogia e Letras que dão apoio ao trabalho desenvolvido pela incubadora por meio de opiniões, encaminhamentos de alunos e orientações sobre assuntos específicos.
Para participar, basta procurar Vitor Hugo da Silva Vaz, nos dias e horários abaixo, para discutir a viabilidade da idéia e os meios de transformá-la em um projeto. É interessante que o acadêmico, egresso ou docente leve um esboço da sua idéia e os dados pessoais para contato.

Responsável
Vitor Hugo da Silva Vaz – Graduado em Administração e Pós-graduando em Gestão Empresarial pela Faculdade São Luís de França (FSLF). Atualmente é funcionário do Parque Tecnológico de Sergipe e desenvolve estudos de viabilidade econômica, planos de negócios, projetos de estruturação, entre outros.

Horário de funcionamento
Terças e Quartas-feiras – Das 18:30 às 21:30h.

Local
Sala da Innovare (Campus da FSLF, andar térreo, anexa à copa).