Institucional

A Faculdade São Luís de França foi fundada no ano de 1997, autorizada pela Portaria nº 2.067, do MEC, e começou a funcionar em 1998. Desde então, atua no sentido de consolidar seu papel no contexto regional, articulando e promovendo o ensino, a extensão, a ciência e a tecnologia como ferramentas agregadas, visando o desenvolvimento social. Para isso, promove ações,  principalmente, em setores considerados fundamentais ao desenvolvimento educacional, profissional e comercial, interagindo com os diferentes segmentos construtores de uma sociedade que busca nas ações e interlocuções dos sujeitos um ideário de educação, ética e justiça.

Seu primeiro curso, de Administração, foi autorizado pela Portaria MEC n.º 137 de 01 de fevereiro de 2001. A partir daí, a FSLF tornou-se uma referência de qualidade no ensino superior, notadamente nas áreas de educação e gestão. A faculdade já esteve entre os  melhores resultados do Enade do curso de Pedagogia e também no curso de Letras. Em Administração, obteve CPC (Conceito Preliminar de Curso) 3 em 2009, um dos melhores resultados do Estado de Sergipe. Dados sobre o IGC em 2012 colocaram a São Luís de França entre as melhores IES do nordeste, com conceito 4.

A FSLF busca desempenhar o seu papel social de promotora de desenvolvimento sustentado no conhecimento, construindo sua identidade à medida que define suas finalidades educativas, objetivos, diretrizes gerais de sua prática pedagógica, a partir, entre outros, dos fundamentos ético-políticos, epistemológicos, didático-pedagógicos e técnicos presentes nos seus princípios e diretrizes de ação.

CAPS

O que é o CAPS?

Centro de Apoio Pedagógico e Psicossocial, tem o intuito de acolher, acompanhar e orientar aluno(a)s, docentes, colaboradore(a)s que estejam passando por situações conflituosas seja de ordem pessoal, acadêmica, ocupacional e de caráter assistencial. Estas situações podem aparecer como sintoma de dificuldades de aprendizagem ou não.

Oferecemos auxílio no processo de ensino-aprendizagem às pessoas com Deficiências, Síndromes e Transtornos mentais.

Além dos sujeitos envolvidos diretamente com a Faculdade São Luís de França é missão do CAPS atender a comunidade externa que necessite de orientação e intervenção especializada.

Onde funciona?

Em Aracaju:

  • Av Murilo Dantas, nº 300, Campus Farolândia (Bloco G). Prédio da Biblioteca – 1º Andar

Horário de Funcionamento:

Terça e Sexta-feira das 18:00 às 22:00.

Equipe Profissional

01 Psicóloga/Pedagoga (Coordenadora) – Profa. Michelle de Farias Leite

Atividades de Acessibilidade e Inclusão

De  acordo  com  o  Decreto  No.5.296  de  2  de  dezembro  de  2004 Acessibilidade “condição   para   utilização, com segurança e autonomia,   total ou   assistida,  dos espaços,   mobiliários   e   equipamentos   urbanos,   das   edificações,   dos   serviços  de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”

Para atender esse dispositivo, desenvolve as seguintes ações:

  • Produz materiais informativos referentes a acessibilidade e inclusão
  • Disponibiliza espaços adequados ao atendimento dos discentes, docentes,
  • Acompanha alunos que necessitam fazer provas no CAPS;
  • Propõe ações que envolvem a eliminação de barreiras físicas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e metodológicas;
  • Encaminha alunos, colaboradores e familiares a rede de serviços do Grupo

Tiradentes, a exemplo da Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas e/ou rede externa municipal ou estadual, tais como CAPS, DAGV, Conselho Tutelar, Conselhos de Direito, CRAS, etc.

Público-Alvo

Alunos, Docentes, Colaboradores, além de Familiares e Comunidade Externa (dependendo da agenda disponível).

O que é oferecido a aluno com deficiência intelectiva, Síndrome ou Transtornos?

  • Condução de reuniões de orientação com Colegiados de Cursos, Núcleos

Docentes Estruturantes – NDE’s e professores que tenham em suas salas de aula alunos com deficiências, síndromes, transtornos, etc, propondo adaptações metodológicas, bem como recursos de acessibilidade;

O que é oferecido ao deficiente locomotor ou com mobilidade reduzida

  • Disponibilização de recursos de mobilidade dentro da Universidade

Como ter acesso aos serviços?

E-mail: cap@fslf.edu.br

Corpo dirigente

Representante Legal: Jouberto Uchoa de Mendonça Junior

Direção Geral: Ivanilson Leonardo dos Santos

Presidente Comissão Própria de Avaliação (CPA): Ana Paula Morais Lima

Coordenador Acadêmico: Cássio Roberto Conceição Menezes

Secretária Acadêmica: Jeane Oliveira Lima de Carvalho

CPA

A Faculdade São Luís de França objetiva continuamente a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, e para que essa melhoria seja efetivada sabe que a participação de todos os atores que compõem o cenário educacional é primordial.

Professores, alunos, colaboradores do corpo técnico-administrativo e a sociedade são essenciais no processo de análise e reconhecimento dos serviços ofertados pela Instituição, sendo assim, ouvi-los promove o autoconhecimento e a tomada de decisões. E esse processo ocorre por meio da Autoavaliação Institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A Comissão Própria de Avaliação é prevista pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas. Essas comissões devem ser cadastradas no INEP e compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada.

Fale conosco

E-mail: cpa@fslf.edu.br

Links importantes

Responsabilidade Social

Conhecimento produzido na prática e a serviço da sociedade. A Faculdade São Luís de França valoriza as ações de extensão como ferramentas de inclusão e desenvolvimento social, além de aprendizado para os seus estudantes, que extrapolam os muros da IES e aplicam as teorias aprendidas em sala de aula na resolução de problemas da comunidade onde atuam. Acompanhados por professores, vivenciam o dia-a-dia profissional, aperfeiçoam a cidadania e beneficiam pessoas com a participação ativa da instituição.

Conheça alguns dos nossos projetos:

a) Parceria com Instituto Beneficente Emanuel (IBEM) – Instituição sem fins lucrativos que promove atividades empreendedoras de auto-sustentabilidade, geração de emprego e renda e ainda respeito ao meio ambiente;

b) Projeto Acadêmico Sangue Bom – semestralmente, em data pré-agendada, os alunos da IES são mobilizados a fazer doação de sangue e medula para o HEMOSE – Centro de Hemoterapia de Sergipe. O evento consta no calendário acadêmico da IES;

c) Feira de Oportunidades – orienta jovens alunos, que já concluíram o ensino médio ou estão em fase de conclusão, a conquistar as vagas de emprego e estágio que estão disponíveis no mercado. Durante o evento são ofertadas oficinas e palestras, além de visitação aos stands de empresas parceiras para cadastro de currículo, emissão de CTPS, dentre outros;

d) Imposto de Renda Solidário – é uma ação promovida pelo curso de Administração da IES que visa ofertar oferecer assessoria gratuita, orientando e tirando dúvidas apresentadas pela comunidade referentes a declaração de imposto de renda;

e) Portas Abertas – Possibilita que estudantes de escolas públicas e privadas de Sergipe tenham a oportunidade de visitar a Faculdade São Luís, tendo acesso a sua estrutura de ensino, aos laboratórios e demais espaços, contribuindo para despertá-lo quanto a aptidões e vocações profissionais. Em um tour pela Faculdade, alunos de diversas escolas participam da realização de oficinas, palestras, minicursos, orientação sociovocacional e debates sobre temas que fazem parte do cotidiano do estudante do ensino médio.

f) Conduta Consciente – esse é mais um projeto que possui uma efetividade contínua e sua preocupação principal está ancorado no princípio de contribuir com a qualidade do meio ambiente. As atividades desenvolvidas nesse projeto são de orientação e conscientização da comunidade acadêmica quanto à importância do uso correto de materiais utilizados e no descarte dos mesmos;

g) Aprenda Mais – são minicursos oferecidos gratuitamente à comunidade acadêmica, contemplando o público interno e externo e compõe a base de extensão da IES, com as seguintes áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho;

h) Centro de Apoio Psicopedagógico (CAP) – Centro de atendimento na área de psicopedagogia, que atende a acadêmicos, professores, funcionários e comunidade em geral, gratuitamente, com psicólogos e pedagogos;

i) Formação de professores – oferta gratuita de curso de Pós-Graduação ofertado para os professores da Instituição. O primeiro curso ofertado foi denominado “Competência Pedagógica e Docência Universitária”. A segunda oferta foi denominada “Novos Cenários, Múltiplas Linguagens e Formação de Professores de Ensino Superior”. Atualmente, os cursos de pós-graduação lato-sensu são ofertados na modalidade de bolsas de estudo e partir dos cursos existentes e em oferta na IES. Também é permitido aos professores e técnicos administrativos a participar de módulos específicos de pós-graduação totalmente gratuito e à escolha do colaborador.

Missão, Visão e valores

Missão:
“Inspirar pessoas a ampliar horizontes por meio de uma educação de qualidade e humanizada”.

Visão:
Promover uma educação de qualidade, por meio da transformação digital e experiências inovadoras, que conectem pessoas e seus projetos de vida ao mundo”.

Valores:
Tolerância. Trabalho. Humildade. Ética. Responsabilidade. Respeito e Autoconhecimento.

Histórico Institucional

Idealizada pela professora sergipana Josefa Sônia Pereira da Fonseca, a Faculdade São Luís de França foi fundada no ano de 1997, autorizada pela Portaria nº 2.067, do MEC, e começou a funcionar em 1998. Desde então, atua no sentido de consolidar seu papel no contexto regional, articulando e promovendo o ensino, a extensão, a ciência e a tecnologia como ferramentas agregadas, visando o desenvolvimento social. Para isso, promove ações,  principalmente, em setores considerados fundamentais ao desenvolvimento educacional, profissional e comercial, interagindo com os diferentes segmentos construtores de uma sociedade que busca nas ações e interlocuções dos sujeitos um ideário de educação, ética e justiça.

Seu primeiro curso, de Administração, foi autorizado pela Portaria MEC n.º 137 de 01 de fevereiro de 2001. A partir daí, a FSLF tornou-se uma referência de qualidade no ensino superior, notadamente nas áreas de educação e gestão. A faculdade já esteve entre os  melhores resultados do Enade do curso de Pedagogia e também no curso de Letras. Em Administração, obteve CPC (Conceito Preliminar de Curso) 3 em 2009, um dos melhores resultados do Estado de Sergipe. Dados sobre o IGC em 2012 colocaram a São Luís de França entre as melhores IES do nordeste, com conceito 4.

A FSLF busca desempenhar o seu papel social de promotora de desenvolvimento sustentado no conhecimento, construindo sua identidade à medida que define suas finalidades educativas, objetivos, diretrizes gerais de sua prática pedagógica, a partir, entre outros, dos fundamentos ético-políticos, epistemológicos, didático-pedagógicos e técnicos presentes nos seus princípios e diretrizes de ação.

 

 

 

 

 

Aspectos Legais

A Faculdade São Luís de França, com sede na Av. Murilo Dantas, nº 300, Bloco G, Bairro Farolândia, em Aracaju (SE), é um estabelecimento particular de ensino superior cuja entidade mantenedora é a Sociedade de Educação Tiradentes S.A.


Juridicamente, a Faculdade São Luís de França é uma entidade de direito privado com fins lucrativos.


A Faculdade tem seu Contrato Social registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas sob o n° 17.354 em 09.07.98, do livro A/31 às fls. 77; Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ sob nº 32.728.800/0001-10 e Inscrição Municipal 05/164-8 e em dezembro de 2022 a Sociedade Educacional e Cultural Sergipe Del Rey Ltda, implementou uma reestruturação societária, onde a filial que alberga a unidade de ensino Faculdade São Luís de França – FSLF passa a compor a Sociedade de Educação Tiradentes S/A tornando-se FILIAL FSLF: Sociedade de Educação Tiradentes S/A – CNPJ nº 13.013.263/0065-41


Nosso Curso de Administração (Bacharelado), seguindo os trâmites legais de análise junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC teve sua renovação de reconhecimento através da Portaria nº 949 de 30 de agosto de 2021.


Nosso Curso de Gestão de Recursos Humanos (Tecnólogo), seguindo os trâmites legais de análise junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC teve sua renovação de reconhecimento através da Portaria nº 208 de 25 de junho de 2020.


Nosso Curso de Pedagogia (Licenciatura), seguindo os trâmites legais de análise junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC teve sua renovação de reconhecimento através da Portaria nº 917 de 27 de dezembro de 2018.


Nosso Curso de Enfermagem (Bacharelado), seguindo os trâmites legais de análise junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC teve seu funcionamento autorizado através da Portaria nº 50 de 26 de janeiro de 2018.

Nosso Curso de Direito (Bacharelado), seguindo os trâmites legais de análise junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC teve seu funcionamento autorizado através da Portaria nº 570 de 22 de agosto de 2018.

Nosso Curso de Nutrição (Bacharelado), seguindo os trâmites legais de análise junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC teve seu funcionamento autorizado através da Portaria nº 570 de 22 de agosto de 2018.

Nosso Curso de Fisioterapia (Bacharelado), seguindo os trâmites legais de análise junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC teve seu funcionamento autorizado através da Portaria nº 612 de 10 de setembro de 2018.

Nosso Curso de Psicologia (Bacharelado), seguindo os trâmites legais de análise junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC teve seu funcionamento autorizado através da Portaria nº 786 de 01 de novembro de 2018.