MENU
Menu Principal

Faculdade São Luís realiza XII Mostra Científica


às 19h27
Compartilhe:


Teve início na segunda-feira, 18/11, a XII Mostra Científica da Faculdade São Luís de França, que aconteceu simultaneamente nas duas unidades da Instituição de ensino. 

Na abertura do evento o auditório da unidade Getúlio Vargas ficou lotado com alunos que foram assistir às palestras, expor trabalhos e prestigiar os colegas.

A Mostra reuniu trabalhos, resultados de estudos e investigações desenvolvidas por alunos e professores da Faculdade e de outras instituições, um espaço voltado para publicizar as pesquisas realizadas pelos acadêmicos.  

Nesta edição trouxe o tema “Conhecimento e saber: interlocução necessária na formação acadêmica” e teve como objetivo promover debates sobre questões pertinentes e desafiadoras no cenário do ensino superior, à exemplo sobre ética na pesquisa, auxiliando na reflexão para a formação dos futuros profissionais em todas as áreas dos cursos ofertados pela Instituição.

Durante a abertura do evento, o diretor-geral da Faculdade, professor Ivanilson Leonardo dos Santos, elogiou os trabalhos expostos e a dedicação dos alunos que participaram nas exposições durante os dois dias de Mostra. O diretor também destacou a grande adesão dos alunos na participação do evento.

De acordo com a professora de Pedagogia, Alana Vasconcelos, a Mostra é um encontro científico de todas as áreas da Faculdade. “Por isso, tivemos dois dias intensos de programação com palestras e apresentações, onde eles discutiram o que aprendem na teoria e divulgando os resultados das pesquisas desenvolvidas durante o processo de aprendizagem. É um momento único de compartilhamento e fica ainda mais diversificado porque contamos com a participação de praticamente cem por cento dos alunos”.

A professora de Pedagogia e assessora de Coordenação Pedagógica, Márcia Alves de Carvalho Machado, pontuou que os temas são organizados em eixos por áreas de conhecimento, mas os alunos que escolhem a temática adequada ao eixo do seu curso. “Além disso, oferecemos palestras nas duas unidades, Getúlio Vargas e Salgado Filho, com convidados externos e professores da Faculdade. Essas palestras são algo adicional para a construção de novos conhecimentos com os alunos”, destacou a professora que elogiou a participação positiva dos alunos tanto na exposição de trabalhos, como nas palestras. 

Do outro lado

A aluna do 6º período de Pedagogia, Sendy Torres Pereira, contou que na edição anterior participou expondo um trabalho e que neste ano resolveu ser monitora. “Colocar um trabalho para ser exposto foi uma experiência excelente, pois precisei elaborar algo maior do que estava acostumada, foi um desafio. E a monitoria foi gratificante, pois pude entender dos bastidores do evento. Os alunos compreendem melhor como tudo acontece, além disso, é uma oportunidade de estarmos mais próximos aos professores e acabamos valorizando mais a Faculdade, compreendendo algumas dificuldades. É uma forma de valorização e o evento fica a nossa cara”, contou.

Para Milena Eloi, aluna do 5º período de Pedagogia, participar da monitoria é uma experiência única. “Temos uma visão do evento diferenciada, valorizamos mais o curso e nos sentimos importantes. Sentimos que podemos contribuir, além de ser uma experiência rica como pessoa e como profissional. Ano passado expus trabalho, foi desafiador, pois é aberto ao público externo, e também foi muito bom, pois venci uma barreira”.

Segundo Islânia Lima, aluna do 2° período do Curso de Direito, ser monitora no evento colaborou na sua formação. “Participar de um evento como a Mostra Científica na condição de monitora foi uma experiência enriquecedora, a qual nos possibilitou vivenciar a dinâmica de um evento científico, constituindo uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de habilidades e competências que acrescentam muito à nossa formação. Agradeço a todos os envolvidos: professores, funcionários e alunos, que fizeram este evento acontecer da melhor forma”. 

A aluna Daniele Carvalho Leite, do 3º período de Administração, conta como foi gratificante participar da monitoria do evento. “Foi muito gratificante participar da Mostra Científica como monitora, pois pude acompanhar de perto como tudo foi organizado para que pudesse dar certo. Além de todo aprendizado e conhecimento adquirido durante esses dias, tanto no dia do evento quanto nos que antecederam a ele. Todo esforço e empenho valeram a pena”. 

E, mesmo no 2º período de Serviço Social, a aluna Emmile Viviane Silva da Cruz, também monitora no evento, revela como essa experiência agregou na sua jornada acadêmica. “Ser monitora para mim foi algo maravilhoso e inovador, pois, gosto muito de estar a frente de eventos organizando e participando também, e com a Mostra Científica puder desenvolver ainda mais meus conhecimentos na área da tecnologia e comunicação com o público”. 

A participação dos monitores na organização e realização do evento é de extrema importância, e graças ao bom trabalho em equipe os resultados excederam as expectativas. A professora Flávia Regina Vieira de Carvalho Goes, do curso de Direito, fala da colaboração dos envolvidos e da importância de eventos como esse para a comunidade acadêmica. “A pesquisa é um eixo fundamental para a Educação Superior. E nesse sentido, a Faculdade São Luís de França estabelece uma ponte entre a academia (docentes, discentes, coordenadores, direção) e a comunidade externa, estimulando os alunos na buscar pelo saber, saber ser e o saber fazer, fomentando a prática investigativa e a autonomia discente. Os expositores desenvolveram trabalhos atuais, de alta relevância e qualidade. E não podemos esquecer dos principais responsáveis pela tranquilidade e qualidade do evento: a monitoria foi essencial para a divulgação, desenvolvimento e finalização da XII Mostra Científica”. 

Compartilhe: