MENU
Menu Principal

Atualização gratuita: projeto Aprenda Mais capacita alunos e profissionais

Cursos de extensão promovidos pela Faculdade São Luís de França contemplam alunos e comunidade externa, discutindo temas de interesse da sociedade

às 20h47
Compartilhe:

Mais de 4 mil vagas ofertadas em 25 cursos de extensão de dois dias. Essa é uma amostra do Aprenda Mais, projeto de extensão desenvolvido pela Faculdade São Luís de França (FSLF), que integra o Grupo Tiradentes. A atividade ocorre sempre nos meses de janeiro e junho, durante o recesso acadêmico, e contempla não apenas o público interno (estudantes, professores e funcionários), mas também toda a comunidade externa, com o objetivo de melhor qualificar o público para o mercado de trabalho.

Os dados citados se referem à edição do período 2021/1, em janeiro deste ano. Já na edição anterior, em julho de 2020, foram 9.500 vagas distribuídas em 38 cursos ao longo de todo o mês. Os cursos são gratuitos e ministrados ao vivo, através do Google Meet. 

Para a professora Márcia Alves de Carvalho, coordenadora de extensão da FSLF, o projeto se destaca pela variedade de qualificações ofertadas, que em geral duram de 4 a 20 horas. Os temas deste ano foram mais voltados às adequações de negócios diante da pandemia ou atualizações urgentes como as da área de Saúde. Em sua maioria, eles são ligados aos cursos das áreas disponibilizadas pela instituição (Saúde, Direito, Letras, Pedagogia, Administração e Serviço Social), mas há abertura para outros temas relacionados, conforme o interesse dos alunos e do público externo. 

“Se um professor percebe uma demanda da sociedade ou do público interno, ele pode ofertar um curso diferenciado no Aprenda Mais, desde que ele seja capacitado. Sempre temos algo diferenciado, que nem sempre é demandado ou consegue aplicar no curso, mas a gente consegue fazer um curso de extensão que também esteja pensando na sociedade e nos profissionais que estão atuando na área de educação. Nós buscamos temas que os professores e alunos verifiquem ser de interesse e de demanda da sociedade”, explicou ela. 

Três exemplos desses cursos de extensão, ministrados na primeira edição deste ano, podem ser destacados: o de “Acordo de Não Persecução Penal (ANPP)”, ministrado pelo professor de Direito Marcelo Rocha Mesquita; “A literatura de cordel como recurso metodológico na formação de leitores”, com Matheus Luamm Santos Formiga Bispo, de Letras; e “Vacinas: O que são, seu desenvolvimento e sua importância social”, com Lucas Sousa Magalhães, dos cursos de Enfermagem e Biomedicina”. 

“O curso de vacinas foi bem procurado, já pensando no contexto da pandemia. A intenção foi orientar os participantes sobre o que elas são, como elas são desenvolvidas, qual a importância social das vacinas, como estamos vendo agora nesse contexto de pandemia, como está sendo importante esse processo de vacinação”, disse Márcia, acrescentando que as qualificações acontecem durante o recesso por ser o período em que os alunos estão de férias e quando há uma disponibilidade maior de horário dos professores. Os cursos podem ser ministrados também por egressos da FSLF, que já estejam atuando no mercado, e os alunos podem dar apoio aos professores. 

Resposta positiva

O projeto não foi interrompido com a pandemia, já que as aulas são ministradas através de links criados pelo Google Meet e informados aos alunos no momento da inscrição. A coordenadora avalia que a resposta do público tem sido positiva, atraindo inclusive estudantes e interessados de outros estados, como Bahia e Alagoas. “Como são cursos que vão de 4 a 20 horas, a depender da proposta que cada professor faça do curso, o retorno tem se mostrado bastante positivo. Às vezes, quando um curso já vem de uma demanda da própria instituição e da sociedade, as turmas são em um número maior de participantes. A gente vê isso principalmente nas áreas de saúde, porque eles têm demandas específicas dos cursos que eles precisam”, afirma. 

A próxima edição do Aprenda Mais já está marcada para julho deste ano, e a programação ainda será definida. A lista de cursos e o link para inscrições serão divulgados ainda neste semestre, pelo site da faculdade e pelas redes sociais. Os estudantes da FSLF podem se inscrever através do Magister, enquanto que o público externo irá preencher um formulário a ser disponibilizado. Os certificados de conclusão dos cursos são fornecidos em um prazo de 20 dias. 

Ascom | Grupo Tiradentes

Certificados

Para alunos acesse: Certificados

Público Externo acesse: Certificados

Compartilhe: