MENU
Menu Principal

Inscrições do SiSU 2021/1 acontecem nesta semana


às 17h34
As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do SiSU, com acesso ao sistema através do login único de plataforma do governo.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do SiSU, com acesso ao sistema através do login único de plataforma do governo.
O SisU 2021/1 ofertou mais de 200 mil vagas em cursos de graduação de faculdades e universidades públicas
Compartilhe:

Começam nesta terça-feira, 6, e vão até sexta-feira, 9, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), em seu processo seletivo para o 1º semestre de 2021. Ele seleciona estudantes para vagas disponíveis em 110 instituições públicas federais e estaduais de ensino superior por todo o país. Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e não zeraram a prova de redação. Ao todo, serão disputadas 209.190 vagas distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação de faculdades e universidades públicas. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do SiSU. Não haverá qualquer cobrança de taxas, mas a partir de agora o acesso ao sistema de inscrição acontece através do login único da plataforma Gov.br. Caso o aluno ainda não tenha esse login ou não lembre da senha de sua conta, é possível criar ou recuperar através do próprio site. 

A outra novidade da edição deste ano é a realização de uma única chamada regular aos aprovados, cujo resultado sai em 13 de abril. A partir desta data, é aberto um prazo até o dia 19 de abril para que o candidato confirme sua matrícula (em caso de aprovação) ou manifeste interesse em entrar para a lista de espera (caso não consiga a vaga no curso desejado). No dia 23 de abril, os que estiverem na lista de espera começam a ser convocados para preencher as vagas restantes.

A escolha é baseada nas melhores classificações de cada candidato, conforme a nota que ele tirou nas provas do Enem 2020. Ao longo do processo de inscrição, o próprio sistema divulga as notas de corte para cada curso, que são as menores notas exigidas para que o candidato fique entre os potenciais selecionados. Essas notas são calculadas a cada dia, com base nas notas informadas diariamente pelo próprio sistema do MEC, que recupera os resultados de cada candidato no momento da inscrição. 

A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição (quarta-feira, 7) e não é garantia de classificação, mas serve como referência e orientação para que o aluno decida manter ou mudar suas opções de curso e de instituição. Cada aluno pode se inscrever em até duas opções de curso, bem como disputar as vagas na ampla concorrência ou pelo sistema de ações afirmativas (cotas). 

O resultado do SiSU pode ser consultado no boletim do candidato, no site do SiSU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-61-61-61.

SiSU x Prouni

O candidato inscrito no SiSU também poderá fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa, que também usa a nota do Enem como critério para seleção dos candidatos. Se o aluno for selecionado nos dois programas, ele terá que optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do SiSU , pois é proibido ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar matriculado em uma instituição de educação superior pública e gratuita. A regra também vale para os bolsistas do Prouni que fizeram o Enem 2020 e querem se inscrever no SiSU. A seleção para o primeiro semestre de 2021 foi encerrada no último dia 12 de março, com as notas do Enem 2019. Já a do segundo semestre está marcada para ocorrer no meio deste ano, e vai valer com as notas da edição 2020. 

O ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais para instituições privadas de ensino superior de todo o país, incluindo as do Grupo Tiradentes em Sergipe (Universidade Tiradentes e Faculdade São Luís de França), Alagoas (Centro Universitário Tiradentes) e Pernambuco (Centro Universitário Tiradentes e Faculdade Tiradentes). Com estrutura de ponta, laboratórios equipados, e um amplo corpo docente formado por mestres e doutores, elas possuem cursos que conseguiram avaliações máximas do Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. A lista e a quantidade de vagas disponíveis para o Prouni nas unidades do Grupo também serão divulgadas em breve.

O cronograma do SiSU 2021/1 

  • Inscrições: 6 a 9 de abril.
  • Resultado da 1ª chamada: 13 de abril.
  • Matrícula: 14 a 19 de abril.
  • Lista de espera: 13 a 19 de abril
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 23 de abril

fonte: MEC

Ascom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: