MENU
Menu Principal

Confira cinco dicas para ingressar no mercado de trabalho


às 15h19
Compartilhe:

De março de 2020, desde o início da pandemia da Covid-19, vem acontecendo mudanças importantes para o mercado de trabalho. Segundo o IBGE (2021), o primeiro ano da pandemia fechou com 13,4 milhões de pessoas desempregadas. Diante de um cenário pessimista, algumas posturas podem ser valiosas.

Para te ajuda nesse momento de tantas incertezas, conversamos com a professora da Faculdade São Luís de França, Mônica Liberato, que preparou algumas dicas que vão te ajudar para o mercado de trabalho atual:

É a hora de revisar suas técnicas de busca de emprego – Já tem algum tempo que não se usa o currículo de papel entregue direto nas portas das empresas. A busca de empregos hoje é feita através das redes sociais como o Linkedin, em sites especializados em ofertas de vagas de trabalho como o https://www.catho.com.br/; https://canalconecta.com.br/, e o https://www.vagas.com.br/ , em empresas de recrutamento, ou direto no “Trabalhe aqui” nos sites das empresas.

Aprender novas habilidades – Em 2020, a Linkedin fez um levantamento das principais habilidades para esse novo cenário são elas: Marketing, Vendas, Computação científica, Produção de vídeo, Análise comercial, uso das novas tecnologias, a capacidade de interpretar dados e descobrir ideias que ajudem a tomar decisões de negócios, Criatividade, Persuasão, Colaboração, Adaptabilidade e Inteligência Emocional. Muitas instituições estão ofertando diversos cursos e lives em diversas áreas de forma gratuita com direito a certificados, basta ter acesso a internet. Segue algumas: https://www.ead.senac.br/, https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline, http://brasilmaisdigital.org.br/.

Mantenha seu currículo atualizado – Um bom currículo é aquele que contempla as suas experiências profissionais com as descrições das ações que desenvolveu nas empresas em que trabalhou, sua formação e suas habilidades (o saber fazer de fato).

Networking – Faça uma boa rede de contatos. Os relacionamentos que você vai formando nos ambientes profissionais e sociais ao longo dos anos podem ser uma grande fonte de novas oportunidades de emprego.

Treine antes das entrevistas – O momento da entrevista é um dos fatores que mais preocupa o candidato. Portanto, a dica aqui é ensaiar as possíveis respostas às perguntas comuns da entrevista, porque o improviso e o nervosismo podem levar ao erro. Treine também a gravação de vídeos, pois muitas entrevistas nesse período da pandemia estão sendo conduzidas por videoconferência e normalmente são solicitados vídeos onde o candidato fala de si.

As dicas aqui apresentadas não são uma receita de bolo, mas podem te ajudar a se preparar, porém não esqueça que o mais importante é acreditar em você!

Mãos à obra!!

Compartilhe: