MENU
Menu Principal

Tiradentes Carreiras: uma porta de entrada para o mercado de trabalho

Núcleos de empregabilidade das unidades do Grupo Tiradentes aproximam empresas da Universidade e preparam alunos e egressos para um ingresso bem-sucedido no mercado

às 21h46
Compartilhe:

Para quem busca a primeira chance no mercado de trabalho, ter um apoio profissional, que ajude o estudante a se preparar melhor e até o encaminhe para o mercado de trabalho. Esse é o maior objetivo do Tiradentes Carreiras, projeto coordenado por um núcleo estratégico de empregabilidade ligado à Vice-Presidência Acadêmica (VPA) do Grupo Tiradentes. 

Esse núcleo agrega e coordena os núcleos de carreiras que funcionam em todas as cinco instituições de ensino superior mantidas pela companhia em Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Um dos núcleos é o São Luís Carreiras, destinado aos alunos e egressos da Faculdade São Luís de França (FSLF), que desejam colocação ou recolocação no mercado de trabalho, bem como empresas parceiras que buscam profissionais para seus quadros. 

Em cada uma delas, o Carreiras proporciona um espaço voltado para orientar individualmente e capacitar alunos de graduação, pós-graduação e egressos, através de cursos, treinamentos e outras iniciativas. “O Carreiras Grupo faz as ações e interage com as coordenações de cada unidade. E cada unidade executa, operacionaliza as metas, as métricas e as ideias que são tomadas conjuntamente com o Estratégico”, explica a gerente do Tiradentes Carreiras, Janaína Machado. As unidades de carreira também gerenciam e divulgam em seus campi as oportunidades de emprego e de estágios, disponibilizadas através de parcerias das instituições de ensino com empresas e entidades empresariais. 

Essas vagas são ofertadas através de um trabalho de interação entre as faculdades/universidades e os setores de Recursos Humanos das empresas. Essa interação acontece através de eventos como o Inspira Mais e o Café com o RH. “Trazemos empresas e egressos para conversar com nossos alunos, compartilhar experiências de sucesso que nós temos. A gente conversa com os RHs, ouve sugestões, e esses RHs encaminham as vagas pra gente. Então, a gente já conhece o perfil de cada empresa, porque somos nós que trilhamos muito desses currículos”, diz Janaína. 

A partir destas vagas, os alunos ou egressos se candidatam à seleção ou o próprio núcleo local do Carreiras encaminha os currículos selecionados de acordo com os perfis requisitados pela empresa interessada, que por sua vez chama os escolhidos para entrevistas. Para a gerente, os bancos de currículos de cada unidade são uma grande vantagem que as empresas encontram nas instituições de ensino do Grupo Tiradentes. “A vantagem das empresas é que elas têm um banco de talentos dentro da própria universidade, porque ela colhe esses currículos para mandar para elas. As empresas têm o apoio, a facilidade no recrutamento de seleção, porque nós não trabalhamos apenas com estágio, mas com vagas de emprego e nós temos um grande quantitativo de egressos”, destacou Janaína. 

O Tiradentes Carreiras permitiu que o projeto encaminhasse muitos alunos e egressos das instituições do Grupo para firmas renomadas de diversos setores e áreas no Nordeste. E também tem buscado qualificar e preparar os alunos para planejar a carreira e desenvolver novas habilidades exigidas pelo mercado. “Inteligência emocional, conhecimento tecnológico e criatividade serão exigidos a partir de agora. Estamos com novos problemas, que nunca foram vivenciados pela humanidade e isso transforma as pessoas, que precisam resolver com novas soluções”, ressaltou a gerente, frisando que as unidades buscam despertar a autonomia, a criatividade e a determinação dos alunos no mercado de produção e serviços, seja como empregado, autônomo, profissional liberal ou empreendedor. 

Outras informações podem ser obtidas no São Luís Carreiras, através de seu site na Internet e de seus contatos. Os atendimentos são realizados mediante agendamento. Os estudantes também podem acessar os serviços através do Magister. 

CONTATO DO SÃO LUÍS CARREIRAS

https://portal.fslf.edu.br/carreiras/
carreiras@fslf.edu.br 
(79) 98108-8838

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: