Escolha sua Carreira: enfermagem

Hoje vamos falar da profissão que é conhecida como a ‘arte do cuidar’, a enfermagem. Essa é uma área que também ganhou muito destaque nos últimos meses com a pandemia de Covid-19. O enfermeiro é essencial para os serviços de saúde, pois está presente em todo o processo de cuidado assistencial do paciente, como também é responsável por planejar, organizar e avaliar cada serviço assistencial, para que o tratamento seja bem-sucedido. Além disso, todo planejamento do cuidado da saúde do paciente é conduzido pelo enfermeiro que faz a ponte entre os profissionais da saúde que avaliam o paciente.

O curso

O estudante do curso de enfermagem tem contato com disciplinas de ciências biológicas e humanas, visando tanto à formação técnica quanto humanística do profissional.

Constam no currículo matérias como: anatomia, histologia, genética, farmacologia, técnicas de assistência hospitalar, enfermagem clínica e cirúrgica, práticas da enfermagem na saúde coletiva. E como o trato com as pessoas é primordial no exercício da profissão, outros temas como psicologia, ética e política na saúde complementam o currículo.

Atuação

A atuação do enfermeiro é bastante ampla, podendo fazer atendimento físico de pacientes, lecionar e também realizar o trabalho de gestão. O profissional de enfermagem pode supervisionar as atividades de técnicos e auxiliares, prestar assistência de enfermagem a gestante e atuar no controle e prevenção de doenças infecciosas.

De acordo com a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 e no decreto regulamentador nº 9.406/1987, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem, ao enfermeiro fica incumbido: consulta de enfermagem; prescrição da assistência de enfermagem; cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida; cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas; participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde; participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde; prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde; participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação;prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar, inclusive como membro das respectivas comissões, dentre outras atribuições presentes no referido decreto.

Mercado de trabalho

A procura por profissionais da enfermagem cresceu de forma considerável no ano de 2020 e continua em ascensão no mercado de trabalho, principalmente devido a demanda produzida pela pandemia.

O enfermeiro é um profissional que atua de maneira interdisciplinar, com o objetivo de auxiliar na promoção e manutenção da saúde. O mercado de enfermagem possui vários segmentos, muitos deles em expansão, e que oferece diversas possibilidades:

– Home care ou atendimento domiciliar – é uma forma de atuação que se tornou popular nos últimos anos, expandindo ainda mais o campo de trabalho.Nessa modalidade o enfermeiro cuida de pessoas idosas ou doenças crônicas que necessitam de cuidados especiais em suas residências.

– Enfermagem do trabalho – o profissional dessa área é responsável por serviços relacionados à saúde em empresas e trabalha em conjunto com técnicos e auxiliares, assim como com profissionais de outras áreas. Suas atividades giram em torno do planejamento de ações e diretrizes na área de enfermagem.

– Ensino – atua como professor em cursos técnicos e faculdades.

– Enfermeiro gestor – além de ser responsável pelos cuidados com os pacientes, o enfermeiro também zela pelo bem-estar das equipes que lidera, por isso, é muito importante a figura do enfermeiro gestor. É ele quem planeja, organiza, direciona, cobra resultados e avalia os processos de trabalho, sempre focado na qualidade e satisfação dos serviços a eles oferecidos. A função gerencial é um instrumento que permite organizar, política e tecnicamente, o processo de trabalho, com o objetivo de torná-lo mais qualificado e produtivo.