Escolha sua Carreira: nutrição

A preocupação das pessoas com o corpo e com a alimentação é uma realidade e junto com essa tendência um profissional vem sendo bastante procurado: o nutricionista. A visão simplista da relação de uma boa saúde e a alimentação tem ficado para trás, deixando a nutrição em destaque no cenário das profissões.

Mas o nutricionista só elabora dieta? Não é tão simples assim, o profissional formado em nutrição trabalha investigando e controlando a relação homem-alimento, e isso, pode ser trabalhado em várias áreas de atuação.

O curso

O currículo da graduação em Nutrição é baseado em conteúdos de anatomia e química, para o aluno entender como funciona o  corpo humano e suas reações frente aos componentes alimentares.

O curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França possui toda a infraestrutura para oferecer o conhecimento teórico e prático, com um corpo docente qualificado, laboratórios e equipamentos de tecnologia avançada.

Reforçando seu compromisso com a formação de profissionais cidadãos, a instituição prioriza ações de cidadania, como o atendimento na saúde pública.

Atuação

O profissional formado em Nutrição pode atuar em hospitais, clínicas especializadas, academias, restaurantes, programas de educação alimentar, consultório próprio, indústrias alimentícias, hotéis, entre outros locais.

Ao se formar no curso de nutrição são diversos os caminhos de especializações que o profissional pode escolher. Podendo trabalhar na parte administrativa, elaborando cardápios, cuidando do controle nutricional, verificando processos e armazenamento dos alimentos ou prescrevendo dietas e promovendo educação e reeducação alimentar.

Mercado de trabalho

E o mercado para esses profissionais cresce à medida que aumenta a conscientização das pessoas sobre o consumo de alimentos saudáveis para ter mais qualidade de vida. Por isso, a faculdade de Nutrição oferece diversas oportunidades para o seu desenvolvimento. Veja algumas áreas que você pode seguir:

– Nutrição esportiva – é uma área que vem ganhando muito espaço e como o próprio nome já diz, associa nutrição e esporte. Assim, o profissional que opta por se especializar nessa área consegue orientar seus clientes sobre a ingestão adequada de nutrientes e hidratação nos mais diversos tipos de atividades físicas.

– Indústria de alimentos –  mercado alimentício passa por mudanças constantes e ter profissionais qualificados é uma exigência, dessa forma, a presença do nutricionista dentro da indústria tem papel importante. Veja algumas funções: elaborar informes técnico-científicos; gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios; prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição; controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios; atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição; prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética, entre outras funções.

– Consultoria e assessoria nutricional – quando você vai abrir um estabelecimento que irá servir refeições, o ideal é que seja levado em consideração a textura, o aroma, o sabor, a cor e os nutrientes dos alimentos que compõem o prato. Deve-se pensar nas etapas da produção a fim de evitar contaminações. Além disso, é preciso pensar nos custos, desperdício, produtividade, sustentabilidade, manutenção dos equipamentos, padronização de serviço, entre outras coisas. Tudo isso são informações prestadas por um consultor nutricional.

– Docência – lecionar também é uma boa opção para quem se forma em nutrição e o êxito nessa carreira pode começar com o bom aproveitamento das disciplinas na graduação. Com uma boa dedicação ao longo do curso, você terá muito mais chances para ingressar na pós-graduação, em um mestrado ou doutorado, que são pré-requisitos para esse tipo de trabalho.