Saiba mais sobre a escrita científica e a produção acadêmica

Quando ingressamos no Ensino Superior, as nossas leituras “mudam” em relação à Educação Básica. Começamos a ler textos científicos em livros ou artigos, dissertações e teses. Essa tipologia textual possui características específicas na sua estrutura, composição e público.

Além da mudança na leitura, na faculdade a escrita para artigos científicos e a produção acadêmica também passam a ser uma nova rotina, que exige atenção em alguns pontos, para nos auxiliar e dar algumas dicas conversamos com o professor da Faculdade São Luís de França, Matheus Luamm Bispo.

O que é pesquisa?

Vamos lá, a pesquisa pode ser definida como um conjunto de procedimentos sistemáticos baseado no raciocínio lógico, que tem o objetivo de encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.

De acordo com o professor, para a realização e êxito de uma pesquisa, certas qualidades intelectuais e sociais do pesquisador desempenham funções essenciais, tais como: conhecimento do assunto a ser pesquisado, curiosidade, criatividade, integridade intelectual, atitude autocorretiva, sensibilidade social, imaginação disciplinada, perseverança e paciência, confiança na experiência e, sobretudo, ética.

Artigo científico

Na pesquisa, o artigo científico ganha destaque nas leituras acadêmicas, devido ao seu formato e alcance, porque constitui-se num trabalho escrito que trata sobre um determinado assunto e que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas e resultados de trabalhos nas diversas áreas do conhecimento científico. E tem por finalidade a difusão de informações sobre pesquisas realizadas, apresentando os resultados alcançados.

Hora de começar

Antes de se iniciar a escrita do seu texto de pesquisa, é necessário ficar explícito e definido o tema e sua delimitação. A escolha do tema deve considerar, entre outras coisas, seu conhecimento prévio sobre ele e sobre suas fontes. Algumas perguntas preciosas são: É de interesse científico? Qual a importância do fenômeno a ser pesquisado? Está na minha área de formação acadêmica? É possível de ser investigado? O pesquisador tem familiaridade com o tema? Existe referencial bibliográfico sobre o assunto escolhido? O assunto atende ao tempo disponível para a sua realização?

Sentiu interesse em produzir ciência? Em participar da Iniciação Científica da nossa instituição? Procure um (a) professor (a) ou coordenação. Ah, se ligue, as Ligas Acadêmicas estão chegando!