FSLF abre inscrições para Semana Acadêmica das Licenciaturas

A Faculdade São Luís de França está com inscrições abertas para a Semana Acadêmica das Licenciaturas, que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de maio. O evento, que é gratuito, traz em sua programação palestras e oficinas com temáticas voltadas para os cursos de Pedagogia e Letras.

De acordo com a coordenadora operacional das Licenciaturas, Guadalupe de Moraes, a Semana Acadêmica é muito importante porque possibilita aos alunos exercitarem os processos de gestão escolar, uma vez que todas as ações são elaboradas por eles, mesmo com a supervisão do professor. “Cada grupo de alunos elabora e gerencia com a supervisão do professor e coordenação de curso. As oficinas são muito divertidas e promovem interação, e conhecimento, tanto com o público interno como externo”, afirmou.

Ainda segundo Guadalupe, o evento é voltado para a formação de professores, visando prepará-los para a prática, não só pedagógica (sala de aula), mas para a prática da gestão escolar. Sobre as oficinas, a coordenadora também explicou que os temas são criados pelos alunos com base na formação deles e alinhadas aos saberes adquiridos no curso. “Em geral as temáticas são voltadas para a área da Educação, como um todo, mais especificamente para a Pedagogia, mas nesta edição alinharemos também com o curso de Letras”, destacou.

Devido a pandemia, todo o evento será realizado de forma online. As oficinas vão ocorrer através do Google Meet, os alunos e o público externo podem se inscrever pelo Magister . Já a palestra do dia 19/05, com o tema “Formação de professores e a importância Freiriana – da indignação à esperança”, também é aberta ao público em geral e a inscrição pode ser feita clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 19/05/2021:

Abertura da Semana Acadêmica das Licenciaturas –

18h30: Acolhimento com música – Cantora Natyara.

19h: Diretor Geral da FSLF (Prof. Ivanilson Leonardo).

19h05: Coordenação Acadêmica da FSLF (Prof. Cássio Roberto).

19h10: Coordenação Operacional das Licenciaturas (Prof.ª Guadalupe de Moraes).

19h20: Mediadora do evento- Prof.ª Simone Paixão.

19H50: 1º PALESTRANTE EXTERNO: Profa. Dra. Monica Lopes Folena Araújo

20h30: 2ª PALESTRANTE EXTERNO: Prof.ª Marilene Santos

21h00: 3ª PALESTRANTE EXTERNO: Prof.ª Mariana Galvão

21h30: Fórum para debate e falas finais;

21h40: Encerramento.

DIA 20/05/2021: Oficinas Pedagógicas via Google Meet:

Oficina 01. A Contribuição da Ludicidade na Alfabetização.

Oficina 02. A Produção de Recursos Pedagógicos Utilizados na Educação Especial.

Oficina 03. A Utilização da Tecnologia nas mudanças Pedagógicas no Ensino Híbrido.

Oficina 04. A Musicalização como Estratégia de Desenvolvimento Pedagógico.

Oficina 05. O Novo Ensino Médio, para um novo jovem, à luz da BNCC.

DIA 21/05/2021: Oficinas Pedagógicas via Google Meet:

Oficina 01. A Contribuição da Ludicidade na Alfabetização.

Oficina 02. A Produção de Recursos Pedagógicos Utilizados na Educação Especial.

Oficina 04. A Musicalização como Estratégia de Desenvolvimento Pedagógico.

Oficina 05. O Novo Ensino Médio, para um novo jovem, à luz da BNCC.