Escolha sua Carreira: pedagogia

Você sabia que a Pedagogia é um dos cursos mais procurados pelos brasileiros? Pontos como a diversidade de atuação e empregabilidade fazem a diferença na hora da escolha pela área. Geralmente quem entra para a graduação pensa em concluir para atuar como professor, lecionando para as turmas da educação infantil, mas o caminho traçado pelo profissional formado em pedagogia pode ser outro.

Curso

O curso de Pedagogia da Faculdade São Luís de França desenvolve competências teóricas e práticas, capacitando os alunos a enfrentarem os diversos desafios que envolvem os processos educacionais. Seu conteúdo abrange disciplinas como psicologia e sociologia aplicada à educação, comunicação e expressão, vivência pedagógica, entre outras.

Com experiências como estágios, oficinas, investigações de campo e outras atividades, o formando sairá da faculdade mais preparado para o mercado de trabalho.

Atuação

Pedagogia é o estudo dos processos relacionados à educação e aprendizagem. O profissional que cursa a faculdade de Pedagogia poderá atuar na administração de  escolas ou no magistério, dando aulas para a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental. Seu papel é desenvolver técnicas de ensino que auxiliem os alunos a melhorar o desempenho escolar.

Mercado de trabalho

Se você pensa que só vai encontrar o profissional de pedagogia dentro das salas de aula, pode mudar a sua percepção sobre o curso. Vamos mostrar agora alguns caminhos que o pedagogo pode seguir após formado.

– Pedagogia Hospitalar – após concluir o curso de pedagogia o profissional pode atuar dentro de hospitais, levando ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. Esse trabalho gera diversos outros benefícios para os envolvidos no processo de hospitalização do paciente.

– Editora – o pedagogo também pode atuar dentro das editoras, auxiliando na elaboração de conteúdo para livros e materiais didáticos voltados para a Educação.

– Pedagogia Empresarial – o profissional que se especializa nesta área utiliza técnicas e métodos para aprimorar os processos de aprendizagem dos colaboradores de uma organização.

– Tecnologia – sim, o pedagogo pode ser um profissional que trabalha com a tecnologia. Isso é possível pois o pedagogo pode trabalhar juntamente com desenvolvedores de softwares focados em jogos virtuais ou programas educativos. Nessa área, o profissional assessora a equipe com conteúdos e metodologias pedagógicas.

– Administração Escolar – ao exercer esse cargo, o pedagogo é o responsável legal e administrativo do estabelecimento. Fica incumbido a ele o papel de atuar junto ao corpo de professores e discentes da sua instituição de ensino, coordenando as práticas pedagógicas, bem como acompanhando e analisando o desenvolvimento do currículo.