Confira dicas para ajudar na hora de escolher qual carreira seguir

Escolher qual carreira seguir não é tarefa fácil. Questionamentos não vão faltar, mas para tentar ajudar nesse momento tão cheio de dúvidas, convidamos a coordenadora pedagógica do curso de Psicologia da Faculdade São Luís de França, Marcela Teti, que nos deu algumas dicas.

Fique ligado!

1. Antes de pensar na profissão especificamente, procure refletir sobre as coisas de que gosta. Como você passa a maior parte do seu tempo? Quais são suas atividades de lazer? Quais as séries de TV e filmes que te interessam. Anote num papel para que possa enxergar melhor os seus interesses.

2. Reflita sobre quais são suas disciplinas favoritas, aquelas que você se diverte quando estuda, as que passa mais tempo se dedicando. Anote-as para ver quais são os seus pontos fortes.

3. Reflita sobre quais são suas características que as pessoas mais valorizam em você e pense no que você tem de bom. Se precisar, peça ajuda à família para chegar a alguma conclusão. Anote as respostas.

4. Reflita sobre o mercado de trabalho e se precisar peça ajuda à família, aos professores e colegas. Existe algo que você faça pelo que poderia ser pago na cidade onde você mora ou onde vai morar? Anote e junte aos outros resultados.

Agora com os 4 níveis de resposta, analise para quais profissões (mais de 1) você poderia se realizar e ser bem sucedido.

É importante lembrar que gostar do que faz é preponderante para ser feliz no ambiente de trabalho. No entanto, não são os sonhos que pagam as contas. Avalie se o que você quer é bem recebido pelo mercado de trabalho a fim de ter um futuro satisfatório na sua carreira.