O mapa mental é uma ótima opção para quem deseja manter uma rotina de estudos de forma organizada, podendo ser aplicado em diversas áreas acadêmicas. Esse método consiste em dispor ideias e informações de maneira que seja mais fácil para o cérebro de lembrá-las, ou seja, como o próprio nome diz, ele apresenta caminhos mentais que levam a um tema central. Para criar um é muito fácil, confira:
1.Escolha uma folha em branco e use a na horizontal;
2. Coloque o tema geral no centro desta folha. O ideal é fazer um desenho, símbolo ou gráfico bem marcante;
3. Faça algumas conexões a partir desse elemento central, puxando setas partindo do meio; 4. Use palavras-chave para seu material ficar resumido e objetivo;
5. Complete o seu resumo com todas as informações importantes. Vale destacar: contexto histórico, influências, localização, fatores de causa, consequências, detalhes, entre outros;
6. Tire e coloque várias informações se for preciso. Esses elementos ajudam a estimular o cérebro e representar a matéria.
– Além de ajudar a visualizar prioridades e encontrar pré-requisitos para as tarefas, o mapa mental proporciona algumas vantagens para quem o adere, sendo elas:
Colabora com a memorização dos conceitos
Isso ocorre porque o cérebro liga uma ideia a outra. E não precisa decorar, pois a memória realmente funciona melhor a partir de associações visuais e verbais.
Desenvolve a criatividade
Quando coloca no papel as palavras-chave, outras palavras vão surgindo até uma ideia interessante sair dali.
Contribui com a organização
A organização é a principal vantagem do mapa mental, pois com as ideias organizadas de forma correta a produtividade pode melhorar.
– O mapa mental também está disponível virtualmente, podendo ser encontrado em forma de ferramentas e aplicativos, veja alguns deles:
1. MindMeister: Pode ser acessado em qualquer lugar e qualquer hora, além de ser um dos softwares de mapa mental mais populares.
2. Xmind: O que chama atenção neste software são os layouts cheios de estilo.
3. Coggle.it: Este é colaborativo, e tem a possibilidade de outra pessoa contribuir com esse mapa mental e trabalhar na organização das ideias em equipe.
4. Freeplane: Além de ser gratuito é possível inserir formas, links e inter-relacionados.