MENU
Menu Principal

Pilares importantes da empregabilidade


às 19h37
Compartilhe:

É fato que uma das maiores preocupações que a maioria das pessoas têm quando se tornam adultos está relacionada a ter um bom emprego ou fonte de renda para suprir as necessidades básicas. Entretanto, garantir essa condição envolve obstáculos, que vão desde a disponibilidade no mercado de trabalho até às próprias escolhas para a carreira.

Por conta da grande concorrência e das inovações tecnológicas, as empresas buscam cada vez mais colaboradores que reúnam competências voltadas à maior eficiência, e muitas vezes tentam encontrar nesses candidatos os chamados pilares importantes da empregabilidade. Sendo eles:

Adequação vocacional: está relacionada à aptidão profissional. Trabalhar na área que gosta, influencia de forma positiva nos resultados que são alcançados, pois existe a satisfação em desenvolver as atividades.

Competência profissional: podem ser definidas como a soma dos conhecimentos e habilidades que um profissional adquire ao longo da sua jornada profissional e na vida acadêmica.

Idoneidade: significaaptidão, capacidade, competência e habilitação.

Saúde física e mental: consiste num equilíbrio entre o trabalho e o lazer, a obrigação e a diversão, entre o papel profissional e os demais papéis que desempenhamos na vida. Quem apenas trabalha não tem tempo, ânimo nem condições para exercer outros papéis.

Reserva financeira: o profissional precisa pensar nisso assim que entra em uma empresa, é necessário fazer uma reserva que o sustente caso apareça algum contratempo que pode oferecer riscos à sua estabilidade, à sua permanência no emprego, ao seu contrato.

Relacionamentos: manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é um dos pilares mais importantes da empregabilidade, isso porque para que as tarefas sejam executadas de maneira correta o trabalho em equipe é fundamental. Quando a equipe está desalinhada, com a possibilidade de falha na comunicação acaba prejudicando todas as outras funções, portanto é imprescindível ter empatia, compaixão e acima de tudo respeito no ambiente de trabalho.

Compartilhe: