Me formei, e agora? Confira algumas dicas do que fazer quando terminar a graduação

A transição do ensino médio para o ensino superior é uma fase determinante na vida do aluno, pois muitas vezes a escolha do curso na faculdade define o que esse aluno escolherá para o seu futuro. Mas e depois da faculdade? Essa é uma pergunta muito frequente para aqueles que ainda não sabem exatamente o que fazer após terminar o curso, seja por incertezas, falta de opção, ou desestímulo com a própria área. Dessa forma, trouxemos algumas dicas do que fazer após o fim da graduação, para você não ficar desamparado. Veja:

Começar uma segunda graduação: essa éuma opção para quem deseja aumentar a experiência e os conhecimentos em uma determinada área de atuação, unindo os saberes de duas profissões.Também é uma alternativa para quem não se identificou muito com a área em que se formou e deseja seguir carreira em outros campos de atuação.

Investir em uma pós-graduação: a pós-graduação, seja ela do tipo latosensu (especialização e MasterBusinessAdministration — MBA) ou strictosensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado), é umaoportunidade de se especializarem umadeterminadaárea e dominar ainda mais o que a sua profissão pode oferecer, além de melhorar o currículo.

Fazer um intercâmbio: o intercâmbio é uma ótima forma de adquirir novasexperiências, tanto de um novo idioma quanto de conhecimentos que serão úteis para a sua vida pessoal e profissional.

Programa de Trainee: uma das alternativas mais comuns após a graduação é o programa de trainee. Os salárioschamativos e a possibilidade de um plano de carreira bem estabelecido fazem que muitos jovens se dediquem a esses processos seletivos como sendo a grande meta de suas carreiras.

Concurso: esse é o mais clássico não é mesmo? O concurso público é sempre uma ótima escolha de carreira. Embora os concursos não tenham mais o mesmo status de “o segredo do sucesso” como possuíam há alguns anos atrás, eles ainda são, sem nenhuma dúvida, uma das melhores opções de carreira para qualquer recém-formado que se questiona o que fazer depois da graduação.