Salve vidas, seja um doador de sangue!

É comemorado no dia 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue, o objetivo desta data é homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os que ainda não doam, sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vidas.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

A Faculdade São Luís de França é responsável pela campanha “Acadêmico Sangue Bom”, uma ideia criada pelos alunos de Administração e Recursos Humanos que teve uma receptividade muito boa e deixou de ser uma campanha somente dos alunos dos dois cursos para ser uma campanha abraçada pela instituição, o que resultou em parcerias como o GAAC e a OAB Sergipe.

“A doação de sangue é muito importante, o Hemose sempre precisou desses abastecimentos dos doadores, por conta da baixa que sempre existiu, só que agora está precisando ainda mais da sua ajuda, para ajudar os pacientes acometidos pela covid19”, alerta a professora da Faculdade São Luís de França, Flávia Goes.

Abrace essa causa e ajude também. Para ser um doador é bem simples, basta estar dentro dos requisitos a seguir:

– Homem ou mulher.
– Entre 16 e 68 anos.
– Ter acima de 50 quilos.
– Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV.
– Estar bem alimentado e descansado.
– Esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas.
– Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar.
– Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.