MENU
Menu Principal

No dia da imigração japonesa conheça alguns hábitos incorporados à nossa cultura


às 16h07
Compartilhe:

A cultura brasileira é vasta, nossos hábitos culturais receberam a influência de diversas culturas, entre elas a japonesa. Isso mesmo, os orientais, lá do outro lado do mapa, deixaram muitos costumes que foram adotados pelos brasileiros. E hoje, no Dia da imigração japonesa, vamos ver alguns dos hábitos trazidos para o Brasil e que foram incorporados pelos brasileiros.

1 – A culinária

E quem diria que o peixe cru faria tanto sucesso por aqui. Pois é, atualmente a comida japonesa está em alta no Brasil, com algumas adaptações ao gosto ocidental e vem ganhando tradição e prestígio, por ser uma opção saudável.

Além do sushi, a chegada dos imigrantes possibilitou a incorporação de uma variedade de frutas, verduras e legumes, como caqui, maçã, pera, acelga, espinafre japonês, brotos de feijão, broto de bambu, rabanete, abóbora cabotiá entre uma diversidade de produtos, enriquecendo a culinária nipo-brasileira.

2 – Religião

Os japoneses trouxeram para o Brasil o Budismo, prática que foi bem recebida pelos brasileiros e a cada ano ganha mais adeptos. O Budismo é uma doutrina filosófica e espiritual, os budistas, portanto, não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual.

3 – Esporte

As artes marciais foram trazidas para o Brasil pelos japoneses. O judô chegou no Brasil em 1914, trazido pelo mestre japonês Mitsuyo Maeda, que viajava o mundo desafiando lutadores. Até então, os brasileiros conheciam poucas modalidades de combate, sendo as mais populares o pugilismo e a capoeira.

Alguns estudiosos chegam a afirmar que as artes marciais foram a principal porta de acesso dos brasileiros à forma de pensar e agir dos japoneses.

4 – Animes

O anime se refere a desenhos animados japoneses, que começaram a ser exibidos no Brasil nas décadas de 60/70. Nos anos 90 houve um ‘Boom’ A partir daí a febre da animação japonesa aumentou e surgiram diversos brinquedos, revistas e brindes. Esses animes marcaram a infância das crianças da época dos anos 80 aos 90 e deram origem a outras produções do novo século. Atualmente, a animação japonesa no Brasil abrange todas as idades e surpreendem cada vez mais seus fãs.

Compartilhe: