Chega de passar “raspando”, confira algumas dicas para fechar o semestre sem dramas

Vai chegando ao final do período e com ele o desespero dos alunos que deixam para resolver as pendências acadêmicas na última hora. Essa é a época em que provas e trabalhos se acumulam, havendo a necessidade de colocar os estudos em dia e recuperar a nota nas matérias mais complicadas.

Dessa forma se você deixou o estudo para mais tarde e, agora, está devendo pontos em uma ou mais matérias siga estas dicas para aproveitar o tempo ao máximo no final do semestre.

1. Dê mais atenção aos pontos importantes da matéria. As provas finais e de recuperação priorizam as competências essenciais, sem as quais o estudante não teria base para o ano seguinte. Faça um plano de trabalho com esses temas.

2. Dedique um tempo para assistir vídeo aulas. Existe material gratuito na internet e, se utilizar fontes confiáveis, poderá ver a mesma matéria em que tem dúvidas explicada por outros professores, numa linguagem com a qual talvez se identifique mais.

3. Elabore resumos. Imagine que tenha que resumir toda a matéria do ano em dez páginas do caderno. Use fichas, esquemas e gráficos.

4. Resolva algumas provas anteriores. Elas servem como um diagnóstico para detectar o que você já domina e o que precisa revisar. Use avaliações e exercícios já realizados ao longo do ano e, ao conferir o resultado, refaça o plano de estudos priorizando as lacunas que encontrou.

5.Não desvie sua atenção. Se você está precisando de muitos pontos, esqueça celular, aparelhos eletrônicos, jogos, redes sociais e baladas. Pense nas férias que virão depois.

6. Preserve sua saúde. Virar noites estudando, bebendo café ou energéticos de madrugada altera o ritmo e acaba prejudicando a capacidade de aprendizagem e a retenção das ideias.