Alunos da pós-graduação da FSLF publicam textos em livros

A publicação de textos dos alunos da pós-graduação da Faculdade São Luís de França está a todo vapor. São mais dois e-books publicados recentemente que contam com artigos produzidos pelos alunos do curso de Língua Portuguesa e Literatura, sob a orientação do professor Matheus Luamm.

De acordo com o professor da FSLF, no e-book ‘Literatura em Diálogo – encenando e ensinando a vida em sociedade’, foram publicados três artigos de alunos. A obra traz em sua temática a ideia de apresentar a literatura e suas rasuras sociais. Ainda segundo Matheus Luamm, a segunda obra é um livro temático, recortando temas da literatura infantil e juvenil.

A aluna Milena Menezes Santos está publicando pela terceira vez e já percebeu a importância deste tipo de iniciativa. “Tenho uma participação em um livro, organizado também por Luamm e participação em outro e-book junto com ele também. Nessa publicação o tema trabalhado no artigo foi a resistência das escritas negras no campo literário, apesar das tentativas de apagamento dessas escrituras no decorrer dos séculos”, explicou a aluna.

Para Milena, fazer publicação dos artigos é importante pelo fato da divulgação se expandir para outros territórios e áreas de conhecimento. “Espero que a literatura negra seja mais difundida, o conhecimento dessas produções é pouco conhecido apesar das produção que já existem, então é importante cada vez mais publicações para que seja mais difundida, pois é uma literatura de vivência e as pessoas e estudiosos precisam conhecer”, afirmou.

O e-book ‘Literatura em Diálogo’ também conta com a participação do aluno Daniel Lima Tavares, que publicou o artigo com o tema ‘A comunicação e a linguagem na música: uma análise sobre a importância do uso da música em sala de aula’. “É a primeira vez que faço uma publicação para mim é muito importante por causa do peso que esse tipo de publicação pode ter. Como foi a minha primeira vez, acho que comecei bem. Pretendo fazer outras publicações futuramente nos meios que forem viáveis”, destacou.

Outro aluno que estreou nas publicações foi o Pietro Francisco Santos, que teve seu artigo desenvolvido durante o TCC publicado no livro voltado para a discussão da literatura infantojuvenil. “Acho importante enriquecer meu currículo, para ter mais reconhecimento, além de agregar conhecimentos, desenvolver minha capacidade leitora e de escrita. Foi uma experiência gratificante, em convite do professor da pós-graduação na faculdade São Luís de França”, ressaltou.

As duas obras serão disponibilizadas pela biblioteca virtual da Faculdade.